AJS

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 18/04/2013 – Jovem paroquiana realiza estudo sobre a realidade juvenil no Brasil e localmente.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 18/04/2013 – Jovem paroquiana realiza estudo sobre a realidade juvenil no Brasil e localmente.

A jovem Angeline Kreniski, professora de Educação Física, integrante da Juventude Salesiana e participante do Grupo de Jovens “Renovação Jovem”, e que também já atuou na Animação Missionária Juvenil, realiza estudo da realidade juvenil do país e na paróquia. Seu estudo é de importante valor, pois Angeline explica a opção pela juventude por parte de Dom Bosco e colhe testemunhos de alguns jovens como incentivo aos demais para se envolverem nessa realidade messiânica. Vejamos um resumo deste estudo e o levantamento realizado pela jovem:

 

Aprendam a ser felizes sendo discípulos de Cristo e Missionários dos jovens

Atualmente, a grande preocupação da igreja do Brasil é a evangelização da juventude, por isso a Campanha da Fraternidade 2013 esteve voltada para a Juventude, trazendo como Tema: “Fraternidade e Juventude”. Esta foi a segunda CF dirigida à juventude (a primeira foi em 1992, com o lema Juventude – Caminho Aberto). A Jornada Mundial da Juventude, a exemplo da CF2013, que teve um apelo missionário com o lema: “Eis-me aqui, envia-me!” (Is. 6,8), visa acolher os jovens no contexto de mudança de época, propiciando caminhos para seu protagonismo no seguimento de Jesus Cristo, na vivência eclesial e na construção da vida, da justiça e da paz.

Em contrapartida, pesquisas mostram os sonhos destruídos dos jovens brasileiros:

*Ranking mundial de jovens assassinados – Brasil é o sexto

*IBGE: metade dos jovens entre 15 e 17 anos está atrasada na escola

*Registros de assassinatos de adolescentes cresceram 28%

*Jovens são maioria entre os presos no país compõem 53,5% de toda a população carcerária nacional.

 

Nove em cada dez jovens gostariam de ter uma profissão que ajudasse a sociedade. É o que aponta o estudo “O Sonho Brasileiro”, feito com cerca de três mil jovens de 18 a 24 anos de todo o País, e que procura dar um panorama das expectativas destes jovens para o futuro.

Uma das formas utilizadas para continuar o trabalho com os jovens, através dos ensinamentos de Dom Bosco, são os grupos juvenis que existem nas comunidades, os quais evangelizam com o carisma salesiano e entendem que em todo jovem há traços do bem a serem descobertos e desenvolvidos.

 

Os grupos juvenis salesianos têm por objetivo proporcionar aos adolescentes e jovens novas experiências, não somente espirituais, mas também a prática do voluntariado. Nas fotos podemos ver os próprios jovens realizando ações sociais em orfanatos, asilos, comunidades carentes e ainda participações em gincanas, formações, retiros, entre tantos outros momentos de oração. Portanto, fica aqui o convite em conhecer de perto este trabalho, principalmente os adolescentes e jovens:

 

Comunidade da paróquia Nome o Grupo Horário das reuniões
N. Sra. Auxiliadora (Vila Marina) Grupo JUCAS (Juventude Católica Salesiana) Sábado às 17h
N. Sra. Aparecida (31 de Março) Grupo ASC (Adolescentes Salesianos em Cristo) Sábado às 16h30m
São João Bosco (Vila Marina) Ainda não definido 2º e 4º Domingos às 9h30m
N. Sra. Da Glória (Rio Verde) JACC (Jovens e Adolescentes Caminhando com Cristo) Domingo às 10h
N. Sra. Do Rocio (São Martim) JAC (Jovens Amados por Cristo) Sábado às 17h
São Domingos Sávio (Pitangui) Ainda não definido Sábado às 16h30m
Santa Paulina (Lagoa DouradaII) AC (Aliança em Cristo) Sábado às 16h30m

 

Alguns testemunhos colhidos:

*Rodrigo (17 anos, comunidade São João Bosco) – “Participo do grupo porque sempre tive interesse de ajudar minha comunidade. Com o tempo criei fortes amizades dentro do grupo, amadureci bastante e minha vontade de ajudar aumenta cada vez mais, sem dúvida fará muita diferença em meu futuro”.

 

*Ana – (14 anos, N. Sra. Aparecida) “Não somos caretas porque participamos de um grupo na igreja, somos prova de que é possível servir a Deus, fazer o bem e também se divertir, mas de maneira saudável”.

 

A jovem Angeline acredita que este seu trabalho, que será também publicado no jornal paroquial “Gazeta Auxiliadora”, possa mobilizar os jovens a estarem dentro de um grupo juvenil de nossa paróquia, e que as comunidades que atualmente não possuem grupos juvenis possam implantá-los. “Está demonstrado que as melhores ajudas aos jovens são o sacramento da confissão e da comunhão” (S. João Bosco).

 

Para acessar o texto na íntegra acesse:

http://pgpnsa.blogspot.com.br/2013/04/texto-na-integra-18042013-jovem.html

Colaborador(a): Angeline Kreniski

Correção: Jackson Rodrigo Eidam e Maria Cristina Piotrovski

 

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais ac

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>