Sintonia Online

Ascurra – Colégio São Paulo – 30/04/2013 – Alunos realizam “Jornada Literária

Ascurra – Colégio São Paulo – 30/04/2013 – Alunos realizam “Jornada Literária

“Aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto”. Com este lema o Grupo de Leitores e Contadores de Histórias do Colégio São Paulo está entusiasmando alunos das escolas municipais de Ascurra para cultivar o hábito da leitura.

O Colégio São Paulo, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) e o grupo “Sintonia” de Leitores e Contadores de Histórias, unidos com a Secretaria de Educação de Ascurra estão realizando a “Jornada Literária”, uma aventura pelos caminhos da literatura, seguindo a pedagogia da bondade de Dom Bosco, em comum acordo, com as finalidades de levar teatro e literatura, distraindo, instruindo e educando. O grupo lançou o projeto no dia 29 de abril, nas escolas do município de Ascurra e no próprio Colégio São Paulo.

O projeto possui atividades de leituras que consistem em: textos diversos, dramatizações, momentos interativos de leitura no baú de histórias, estimulando o hábito da leitura e o conhecimento dos diferentes tipos de gêneros literários, influenciando o aprendizado nos seus diversos momentos da vida. O grupo abraça o lema: aprender a ler é antes de tudo aprender a ler o mundo, compreender o seu contexto.

A prática de ler e contar histórias é uma tradição que vem desde a antiguidade quando, através da narração de histórias, os mais velhos transmitiam seus ensinamentos, seus valores, aos jovens. Dentre os vários gêneros literários, destacamos a fábula, o mito e o conto de fadas.

Após o estudo realizado pelo grupo, concluiu-se que, quando os jovens convivem com uma variedade de linguagens, entrelaçam os significados de suas histórias de mundo com os vários significados contidos nas histórias de um livro e desenvolvem significativamente as etapas da leitura, transformando-se em leitores competentes.

O projeto “Jornada Literária” será desenvolvido de forma sucessiva durante todo ano letivo de 2013 para atingir as suas finalidades de proporcionar uma leitura prazerosa e cultivar o hábito da leitura na rede municipal de ensino de Ascurra.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>