Sintonia Online

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 05/06/13 – Alunos criam produtos de materiais recicláveis em aulas de Geografia

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 05/06/13 – Alunos criam produtos de materiais recicláveis em aulas de Geografia

Neste primeiro trimestre, os alunos das turmas 81, 82 e 83 estudaram diversos temas relacionados ao aquecimento global nas aulas de Geografia, ministradas pela professora Rita de Cássia Fraga Cardoso. A partir dos estudos, os alunos foram instigados pela professora a desenvolverem protótipos de produtos que tivessem uma funcionalidade, criados obrigatoriamente com materiais reutilizados e recicláveis.

Como resultado surgiram trabalhos muito criativos, de uma calça criou-se uma bolsa, de uma base de telefone criou-se um ventilador, pedaços de cano transformaram-se em apoio para notes com coolers acoplados, sacos de ração viraram sacolas, caixas de frutas e roupas velhas se tornaram camas de cachorro e luminárias foram criadas a partir de caixas de leite e garrafas pet, entre diversos outros. Depois de expostos, os trabalhos serão avaliados pelos professores e o mais criativo e funcional será premiado com um certificado e um ingresso de cinema. Após, os trabalhos serão levados para casa para o uso dos próprios criadores.

 

Conheça abaixo alguns produtos descritos pelos próprios alunos:

 

Suporte de Notebook

“Utilizei canos PVC, um cooler de computador, cabo USB e cola. Um notebook funcionando e encostado diretamente em uma roupa ou tecido, irá produzir calor e consequentemente aumentará a temperatura da sala, mas se for utilizado o suporte se manterá uma distância entre a pessoa e o note, além de ser possível utilizar o cooler para resfriá-lo”.

Vinícius Darolt

 

Ventilador de cooler

“Usei um cooler que tinha sobrado do PC antigo do meu pai, uma base de telefone (a casa do meu avô foi arrombada e só levaram o telefone), alguns fios que meu pai tinha e uma chave de circuito elétrico. Dei uma utilidade ao cooler e à base fazendo um ventilador. Tive essa idéia quando estava fazendo muito calor”.

Igor Xavier de Mello e Silva

 

Relógio de vinil

“Usei um disco de vinil, CD, máquina de relógio. Uniu-se o CD ao disco de vinil, através da máquina do relógio e foram colados os números romanos. Os CDs e os discos de vinil tem um descarte irregular, podendo causar o acúmulo desses materiais no meio ambiente, isso porque o plástico utilizado na fabricação dos CDs, DVDs e dos discos demoram cerca de 450 anos para se decompor”.

João Antonio Fernandes de Abreu

 

Luminária

“Usei uma caixa de leite, uma luminária quebrada e garrafa pet. Peguei o cabo da luminária e coloquei como base a caixa do leite, grudando com fita. Para cobrir a lâmpada usei garrafas pet, grampeiei as duas partes de plástico e acoplei à luminária com cola e fita”.

Lucas Di Franco Albuquerque

 

Puff de garrafa pet com almofada feita de sacolas plásticas

“Foram usadas 32 garrafas pet, durex para prender as garrafas, tecido para colocar em volta do puff e da almofada e sacolas plásticas. Cortei o gargalo da garrafa e coloquei dentro dela mais uma em cima para fortalecer até chegar nas 32 garrafas. Pensei em usar coisas que encontramos em nosso dia-a-dia e que não nos importamos com o seu descarte, sendo muitas vezes materiais que contaminam o meio ambiente, atrapalhando o ecossistema da região”.

Yasmin Harsteln dos Santos

 

 

Sacola feita de saco de ração

“Utilizei uma sacola de ração, um pano, uma imagem de revista, uma fita de presente e corda para costurar. Usei o saco de ração cortado como sacola, costurei a fita de presente para ser a alça e o pano e a imagem para ser a figura da frente. Ela serve para se usar como sacolas de supermercado, sem ser preciso descartar sacolas toda hora”.

Gabriel Polchowicz Trindade

 

Kit pet

“Para a cama de cachorro foi preciso de um moletom, linha de costura, uma esponja grande e um travesseiro. Peguei o moletom, costurei as mangas uma na outra e coloquei a esponja dentro, depois peguei o travesseiro e coloquei dentro do moletom e por fim costurei o moletom. É possível enfeitar como quiser. Os potes para ração foram feitos com dois potes de sorvete e uma fita. Peguei os potes de sorvete e passe a fita teipe no entorno”.

Amanda Noemia Salgado Coutinho

 

Abajur

“Usei duas garrafas pet, suporte para a lâmpada, uma lâmpada, fio para eletricidade e tinta. Reutilizar materiais como garrafa pet que se tem em casa para fazer o abajur sai mais em conta do que comprar. Com materiais sustentáveis é possível decorar a casa”.

Rafaela Pfeifer

 

Bolsa de Retalhos

”Criei uma bolsa com retalhos que iriam para o lixo, apresentando a idéia de que nem tudo é lixo. Também com a finalidade de conscientizar as pessoas a terem uma maior preocupação com a emissão exagerada de gás carbônico. A mensagem costurada em retalhos ‘Vá de bike’ demonstra que por mais simples que seja a sua ajuda para o planeta (utilizar menos o transporte público ou carro), já é um começo para uma mudança importante sobre os hábito das pessoas”.

Clarissa Zottis

 

 

 

 

 

 

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>