Sintonia Online

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 07/06/2013 – Formação de 2ª etapa da Renovação Paroquial na paróquia N S Auxiliadora.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 07/06/2013 – Formação de 2ª etapa da Renovação Paroquial na paróquia N S Auxiliadora.

“Renovação das Paróquias, a partir de Cristo, para a transmissão da fé.” Dom Sergio Arthur Braschi – Subsídio de formação para núcleos de convivência Cristã.

A Renovação Paroquial é a prioridade diocesana da Ação Evangelizadora até o ano de 2015. Ano passado vivemos o início deste projeto, e na paróquia N S Auxiliadora foi bem recebida, mas ainda precisa mais engajamento das lideranças e dos fiéis. A primeira atividade realizada em novembro de 2012 foi a “Feira Pastoral” que nos mostrou a cara das Pastorais e Movimentos que atuam em nossa paróquia. Agora vem a segunda parte, iniciada com uma noite de formação na matriz Auxiliadora, promovida pela equipe diocesana para a Renovação Paroquial e contou com aproximadamente 60 lideranças das comunidades da paróquia.

De acordo com o Pe. Clayton Delinski, coordenador da Ação Evangelizadora, a proposta da Renovação Paroquial encara muitos desafios, dentre os quais uma verdadeira conversão pastoral que propicie a cada batizado uma mudança de mentalidade frente às novidades do mundo moderno. Segundo o sacerdote Clayton, hoje é bastante comum vermos tudo como sendo normal “nisto reside o grande perigo: a mudança de mentalidade vem combater esta ideologia, que aos poucos vai deteriorando a fé.” Ele ainda acrescentou “é preciso superar as estruturas ultrapassadas que não favorecem a transmissão da fé” disse o padre. Fonte (voxgaudium.com.br)

Antes da oração inicial foram relembrados alguns pontos importantes da primeira etapa da Renovação Paroquial. Ressaltou-se que na continuidade dessa ação evangelizadora é preciso provocar o encontro profundo das pessoas com Jesus, que ao participarem da Igreja elas sintam que são os novos discípulos do mesmo Jesus e com alegria levem a sua mensagem. Na sequencia foi acolhida a imagem da Mãe da Divina Graça, houve distribuição de versículos bíblicos entre os presentes e a oração inicial foi conduzida pelo seminarista Hélio.  Em seguida foi apresentado o vídeo “O país dos poços”. Divididos em grupos os participantes refletiram e partilharam as analogias entre o vídeo e a realidade das comunidades, concluindo que “O poço que transborda renova a paisagem”. Para a nova etapa da Renovação Paroquial foram propostas três ações pastorais evangelizadoras e missionárias que acontecerão nos próximos meses em nossas comunidades.  Também foi apresentado o subsídio para formação das lideranças e da comunidade. Nele encontraremos o ensino celebrativo dos conteúdos da fé. Padre Clayton, irmã Flávia e o seminarista Hélio explicaram detalhadamente como acontecerão essas atividades em nossa paróquia.

Apresentadas as propostas é hora de trabalhar, colocando em prática as ações pastorais. Atenção comunidades em breve terão muitas surpresas agradáveis em nossas celebrações.

Colaborador(a): Maria da Glória Chociai e Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Adriane Silva

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>