AJS

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 17/06/2013 – Jovens Salesianos vão às ruas por um Brasil melhor.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 17/06/2013 – Jovens Salesianos vão às ruas por um Brasil melhor.

Centenas de milhares de jovens foram às ruas em diversas cidades do Brasil lutar pelo respeito de seus direitos por parte das autoridades. Também acompanhamos milhares de jovens nas ruas da cidade de Ponta Grossa, reivindicando o não arquivamento do processo parlamentar da câmara de vereadores que investigava a quebra do decoro por parte da Vereadora Ana Maria, investigada pela polícia por forjar o próprio sequestro para não precisar comparecer à votação que elegeria a mesa diretora da mesma casa de leis, além da solidariedade ao movimento “Passe Livre” da cidade de São Paulo/SP e outros pedidos. Alguns conscientes jovens da paróquia Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora também foram às ruas lutar por seus direitos. Esse movimento, que começou nas redes sociais, atraindo milhares de pessoas, mostra o que a Igreja já vem alertando a alguns anos através das Cartas pelo Dia Mundial das Comunicações Sociais, escritas pelos nossos papas. Este ano inclusive, o tema foi “Redes sociais: portais de verdade e de fé; novos espaços de evangelização”. (http://pgpnsa.blogspot.com.br/2013/01/mensagem-do-papa-bento-xvi-para-o-47.html)

 

Entrevistamos duas jovens salesianas que estavam presentes nestas manifestações, para saber o que as motivou a participar.

Para a jovem Renata Eidam “Acho muito importante a gente sair do comodismo de reclamar do governo e não tomar nenhuma atitude… Como não concordamos com o preço da passagem de ônibus, a falta de investimento em saúde e educação, unimos com os jovens de Ponta Grossa para demonstrar nossa insatisfação… Cumprimos nosso papel de cidadão que quer o melhor para nossa sociedade, nosso Brasil. Foi muito bom ver os jovens empolgados e lutando por seus direitos, com faixas, gritos e rosto pintado para demonstrar que temos força, coragem e somos bons cristãos e honestos cidadãos, que não aceitam mais corrupção”.

Já a jovem Salesiana Liriane Valéria, nos relatou o passo a passo de uma das manifestações: “…Começou as 18 horas, descemos a avenida Vicente Machado, nos manifestamos e tentamos manter uma manifestação pacifica. Buscamos uma forma ordeira e conseguimos abrir passagem para pessoas terem acesso aos seus ônibus antes que o terminal fosse fechado por completo pelos manifestantes. Creio que por volta das 20h invadimos o terminal, sem causar danos e fechamos a entrada dos ônibus. Houve quem passou mal, nos mobilizamos e uma ambulância o tirou de lá. Infelizmente um ônibus foi riscado e teve seu pneu murcho…”

 

Os jovens, que já tiveram suas principais solicitações atendidas, mostraram sua força e consciência política e alertam que sendo preciso, voltam às ruas para que seus direitos sejam atendidos, sempre pacificamente.

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Maria Cristina Piotrovski

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>