Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 19/07/13 – V CIRANDA DA CRIANÇA: O ECA E O DIREITO À ADOLESCÊNCIA EM DEBATE

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 19/07/13 – V CIRANDA DA CRIANÇA: O ECA E O DIREITO À ADOLESCÊNCIA EM DEBATE

A Faculdade Dom Bosco de porto Alegre através do INSAPECA(Instituto Salesiano de Pesquisa da Criança e do Adolescente) reaalizou na última sexta, dia 12 de julho, a V Ciranda da Criança, que abriu espaço para discutir o tema do direito à adolescência.

Em 13 de julho de 1990 era sancionada a Lei 8.069, o Estatuto da Criança e do Adolescente, constituindo-se um importante marco para a proteção integral da criança e do adolescente. A partir do Estatuto, muitas pessoas e organizações se mobilizaram em prol da infância e da juventude. Entretanto, ainda são permanentes as situações de violação dos direitos fundamentais da criança e do adolescente, implicando o constante debate e a mobilização das pessoas, para que abracem essa causa.
“Onde e como estão os adolescentes? Onde e como deveriam estar os adolescentes?”foram as duas questões que permearam as exposições e reflexões que ocorreram na V Ciranda da Criança.
Tais perguntas foram refletidas através de dois painéis.
No primeiro momento do encontro estiveram presentes Ângela Becker, doutora em pscanálise pela UFRGS, Letícia Boff, repórter do Jornal Zero Hora e Susana Rocca, piscóloga e teóloga. O debate foi mediado pela Professora do Curso de Direto na Faculdade Dom Bosco, Lúcia Regina Ruduit.
Na segunda parte,  estiveram presentes os painelistas Lisélen de Freitas, doutoranda em Serviço Social pela PUCRS, Maurício Perondi, doutor em Educação pela UFRGS, mediados pelo Professor e Coordenador de Pastoral da Faculdade Dom Bosco, Renato Ferreira Machado.
A Ciranda da Criança que já se encontra em sua quinta edição, reitera o incentivo a pesquisa da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre sobre os direitos da criança e do adolescente.
Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>