AJS

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 29/07/2013 – Jovem paroquiana participa do “Projeto Rondon” e repassa a experiência vivida.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 29/07/2013 – Jovem paroquiana participa do “Projeto Rondon” e repassa a experiência vivida.

A jovem Aureliane Schults Paes (Nane Schults), 21 anos, cursando o 4º ano de Engenharia de Alimentos na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), paroquiana da comunidade São Domingos Sávio relata sua participação no “Projeto Rondon 2013”. O que viveu, aprendeu e seus sonhos depois desta grande experiência no mês de julho, do dia 05 a 22.

“Eu conheci o projeto no ano passado, e o fato dele ir até lugares onde as condições são precárias e eu poder levar um pouco de conhecimento e esperança a esse povo me motivou a ir; Fui para o município de Concórdia, do Pará – PA, com aproximadamente 28 mil habitantes e fica a 153 km de Belém. A cidade tem muitos problemas na área de saúde. Como também tem vários problemas com educação e cumprimento de leis básicas de trânsito. A água consumida vem de poços construídos nos quintais das casas, mesmo com laudo de imprópria. Entretanto este é o único meio de se obter água no município. Nossa equipe era composta por oito acadêmicos da UEPG, mais dois professores formando o ‘Conjunto A’, e nossas ações eram nas áreas de saúde, educação, direitos humanos e cultura.”

A jovem aproveita, para relatar um pequeno fato que marcou muito este trabalho na vida de Aureliane. “Fomos até comunidades mais distantes do município levar orientações de saúde e trabalho. Fizemos atividades infantis como higiene dental, contação de histórias, pinturas em rosto e brincadeiras de roda, essas brincadeiras usei muitas musicas que aprendi no tempo de grupo de adolescentes e jovens. Tivemos contato com as autoridades da cidade, como prefeito, vice, secretários e diretores de escolas e hospital. Mas conheci pessoas que são grandes guerreiras e uma delas foi dona Socorro, e chegando à casa dela, quando fomos pedir desculpas por chegar sem avisar ela disse, ‘não peça desculpa, minha princesa, Jesus também não avisou a hora que ia chegar”, disse Socorro.

“Depois do Projeto Rondon, me sinto muito mais brasileira, o hino nacional para mim é a canção mais bela e bem escrita. ‘Verás que um filho teu não foge a luta’ e eu vi muitos irem com a cara e a coragem à luta. Eu vi o Brasil esquecido lutando para ser visto e mesmo assim sorrindo, e acolhendo com tanto carinho pessoas que nunca viram na vida. Eu vi um Brasil rico em cultura, cultura realmente nossa, é nativa que não é valorizada. Aprendi muita coisa sobre mim mesma, como pessoa e como futura profissional, aprendi a viver com desafios, aprendi a improvisar, aprendi de verdade o que é ser uma equipe e a diferença real que um líder faz e que meu conhecimento faz a diferença no lugar onde eu estou!”

 

Conheça um pouco do “Projeto Rondon”

É um projeto de integração social, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população. O projeto acontece duas vezes ao ano sendo sempre nas férias de janeiro e julho, aonde as equipes permanecem por 15 dias nos municípios. No entanto, cada estudante tem a oportunidade de participar somente uma vez do projeto e precisa estar da metade, para o fim do curso.

Vídeo de divulgação do Projeto Rondon, ele pode ajudá-lo a compreender melhor: http://youtu.be/ZSNPP-ljM3Y

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Adriane Silva

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>