RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 05/08/2013 – Projeto Salesiano “Inverno Feliz” beneficia famílias de Ascurra

Ascurra – Colégio São Paulo – 05/08/2013 – Projeto Salesiano “Inverno Feliz” beneficia famílias de Ascurra

Tudo começou no início do mês de junho, quando os alunos do 7º ano EF II do Colégio São Paulo, de Ascurra, juntamente com a professora Graciela M. Fochi, nas aulas de Empreendedorismo, conversavam sobre formas de melhor organizar armários, guarda-roupas e tornar o espaço do quarto um local de maior conforto e praticidade ao cotidiano de atividades dos estudantes.

Foi então que decidiram iniciar o Projeto “Inverno Feliz”, que consistiu na arrecadação de roupas, cobertores e calçados para doar e poder aquecer o inverno das famílias mais necessitadas da cidade, e em especial favorecer a circulação e o desapego para com os itens que não eram mais usados, ou que não servissem mais e/ou que estivessem sobrando.

E deu certo. No final do mês de junho, haviam arrecadado e reunido aproximadamente 300 peças. E, no final de julho, os estudantes, com a ajuda do Conselho Tutelar e Assistência Social de Ascurra, distribuíram as doações para 16 famílias. Todas as turmas, professores, funcionários e demais colaboradores do colégio contribuíram de alguma forma para que o projeto pudesse alcançar os seus objetivos.

O projeto também conseguiu ultrapassar o campo meramente teórico de realização, que é o espaço de sala de aula e do colégio, e foi possível envolver os estudantes na entrega dos itens propriamente ditos, e neste processo todo despertar a consciência em relação aos problemas sociais e sensibilizar sobre a importância de ações de caráter solidário e coletivo, como é possível identificar no depoimento feito pela estudante Júlia Rachadel, de 12 anos: “Eu gostei muito da entrega de roupas, foi bom ver as pessoas sorrindo quando entregávamos os materiais. Vimos a necessidade dessas pessoas, a casa improvisada, os varais com outras roupas doadas. Agradeço a todos que ajudaram a realizar este projeto”.

Espera-se conseguir repetir este projeto no próximo ano, na mesma época em que este aconteceu, assim como elaborar e realizar outros, com outras temáticas, mas que visem resultados semelhantes ainda ao longo deste ano.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>