Sintonia Online

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 22/08/13 – SAV Promove Encontro Vocacional

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 22/08/13 – SAV Promove Encontro Vocacional

Aconteceu no dia 22/08, quinta-feira, nas dependências do salão paroquial, mais especificamente na sala de reuniões um encontro vocacional, que tinha como objetivo principal aprofundar o conhecimento sobre o trabalho vocacional. O Encontro Vocacional teve como palestrante o Pe Gilson Marcos da Silva, Delegado Inspetorial da Animação Vocacional, da Inspetoria Salesiana São Pio X, do Sul do Brasil.

Participaram do evento, além dos animadores vocacionais, os sacerdotes salesianos do ISAS (Pe Carison, Pe Adriano e Pe Sigmundo), catequistas, ADMA, Grupo de Oração e alguns paroquianos da São Cristóvão. Além desses também marcaram presença o Pe Honório, pároco da vizinha paróquia (também salesiana) Menino Jesus de Praga acompanhado de alguns paroquianos, lideranças e da ADMA daquela comunidade.

Antes de passar a palavra ao Pe Gilson, foi feita a acolhida pelo Coordenador do SAV (José Carlos) e na seqüência realizado o momento de espiritualidade conduzido pelo Pe Adriano, pároco da São Cristóvão.

Ao dar início a palestra Pe Gilson comentou sobre sua vocação e também os locais por onde passou, durante a caminhada vocacional, até o presente momento.

Foram vivenciados momentos, onde se pode aprofundar a missão do Serviço de Animação Vocacional, ou seja: DESPERTAR (oração), DISCERNIR (proposta vocacional), CULTIVAR (formação) e ACOMPANHAR (pessoal e financeiramente) os adolescentes e jovens.

Pe Gilson destacou que Jesus Cristo é o modelo do(a) Animador(a)  Vocacional. É ele que nos chama, espera a resposta e nos orienta para servir e cuidar do próximo. Deu ênfase ao trabalho vocacional, quem são os responsáveis por esse trabalho (pessoa, igreja, família e a sociedade). A equipe de animação vocacional é um grupo de pessoas, que trabalha na comunidade, em profunda sintonia com a igreja. Ajuda a comunidade a se sentir como uma “Assembléia dos Chamados” e auxilia os jovens a sentirem-se amados, chamados e enviados por Deus.

Quem é o Animador Vocacional? O animador vocacional deve ser uma pessoa de fé, madura e equilibrada. Deve possuir capacidade de diálogo, escuta, ter senso crítico e ajudar o jovem no discernimento vocacional.

Pe Gilson encerrou agradecendo aos presentes e também as duas comunidades (São Cristóvão e Menino Jesus de Praga) que tiveram presença significativa na sua caminhada vocacional.

Encerrou-se o encontro com a oração vocacional, conduzida pelo Pe Gilson, e posteriormente uma confraternização, com lanche, no salão paroquial.

O SAV aproveita o espaço, para agradecer ao Pe Gilson, por ter aceitado o convite, pela riqueza de suas palavras esclarecedoras e motivadoras. Também agradece a todos que participaram do encontro vocacional.

Texto enviado por: José Carlos coordenador do SAV.

Para ver mais  fotos acessem: http://www.paroquiasaocristovao.net

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>