Sintonia Online

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 26.08.2013 Colégio Dom Bosco adota tablets como nova ferramenta de ensino

Porto Alegre – Colégio Salesiano Dom Bosco – 26.08.2013 Colégio Dom Bosco adota tablets como nova ferramenta de ensino

Neste semestre, o Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre proporciona aos alunos o uso de tablets como uma nova ferramenta para a aprendizagem. Os tablets adquiridos pelo Colégio estão à disposição dos professores, desde a Educação Infantil até o 3º ano do Ensino Médio, para que os mesmos possam deixar as aulas mais interativas, estimulando os estudantes ao conteúdo através do uso desta tecnologia, adaptando-a conforme a aula de cada professor. Alguns professores já iniciaram o uso e aprovaram a iniciativa, como as professoras Daniela Carpes de Camargo do Ensino Fundamental I e Andréia Schröeder Machado do Ensino Fundamental II.

Através do uso das atividades e jogos do Portal Futurum como forma de complemento pedagógico, os tablets já estão sendo utilizados nos períodos de Português das aulas do 5º ano. Conforme a professora Daniela, no momento os alunos estão sendo estimulados a terem um primeiro contato com a ferramenta, pois os tablets nem sempre são iguais aos que eles têm em casa. “Eles estão se familiarizando com o tablet, por isso estão livres para escolherem os jogos e as atividades, desde que estejam de acordo com o conteúdo abordado no primeiro trimestre de aulas. É uma revisão dos assuntos já trabalhados para posteriormente podermos prosseguir com atividades mais direcionadas”, explica a professora. Para Daniela, a implantação do tablet como ferramenta de ensino é uma ideia aprovada. “Com este tipo de tecnologia todos os alunos interagem e se ajudam. É um momento de aprendizagem em que não se percebem as diferenças de compreensão de conteúdo entre os alunos, pois todos utilizam a ferramenta da sua forma”, ressalta a professora.

De acordo com a coordenadora pedagógica, Leila Cunha, esta é uma oportunidade para que os professores possam orientar mais pesquisas, promover a interação e estimular a produção autoral dos alunos. “É uma forma de construir o conhecimento de maneira motivadora, através de uma ferramenta atrativa que os alunos já dominam”.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>