RSE

Brasília – RSE – 26 e 27/09/13 – X ENCPOLOS

Brasília – RSE – 26 e 27/09/13 – X ENCPOLOS

Nos dias 26 a 28 de setembro, gestores, animadores e lideranças dos seis polos da Rede Salesiana de Escolas reuniram-se em Brasília, DF, para avaliar a caminhada da RSE e apontar as perspectivas para 2014.

 

O X Encontro Nacional de Coordenadores de Polos da Rede Salesiana de Escolas (X ENCPOLOS), realizado nos dias 26 a 28 de setembro, em Brasília-DF, foi espaço privilegiado para avaliar o percurso da RSE e definir a estrutura da Rede no próximo ano. No Centro de Convenções Israel Pinheiro, os gestores, animadores e lideranças dos seis polos da Rede (com sedes em Manaus, Recife, Campo Grande, Belo Horizonte, São Paulo e Porto Alegre) apresentaram os cases de sucesso e as principais dificuldades regionais, refletiram sobre os novos recursos e ferramentas educacionais disponibilizados para as escolas e apontaram as perspectivas para 2014.

“O ENCPOLOS, que é um encontro anual, se apresenta sempre como lugar de avaliação e de inovação. A primeira parte do encontro tem sido uma revisão do trabalho feito até aquele momento, e na segunda parte a gente procura apresentar avanços e inovações. O ENCPOLOS se caracteriza também como um fórum de participação e sinergia da Rede, pois ali estão as forças inspetoriais, os leigos e os religiosos que animam e gerenciam as nossas escolas em cada local”, explica o diretor-executivo da Rede Salesiana de Escolas, padre Nivaldo Luiz Pessinatti.

 

Avaliação e perspectivas

O primeiro momento do X ENCPOLOS, na quinta-feira, 26 de setembro, foi dedicado à apresentação dos polos sobre as realizações do último período e as principais dificuldades encontradas, buscando a partilha de experiências. No dia 27, os participantes refletiram sobre os projetos da RSE para 2014, nas áreas de: formação, avaliação educacional, comunicação e marketing, gestão educacional, gestão institucional e o novo material didático digital.

“Refletimos sobre o novo momento que vive a RSE, marcado pelo pela utilização de ferramentas digitais, e que vai exigir dos polos um empenho cada vez maior de apoio às escolas, para que elas possam desenvolver bem as tarefas”, afirma irmã Ivanette Duncan de Miranda, diretora-executiva da Rede. “Repassamos todos os projetos em andamento, tiramos dúvidas e esclarecemos algumas mudanças na estruturação da RSE”, completa ela.

 

Novas ações

A principal mudança na estrutura da Rede Salesiana de Escolas para 2014 será a parceria com a editora Edebe Brasil. Com lançamento oficial previsto para o final de novembro, a Edebe Brasil é formada a partir do convênio entre a Rede Salesiana Brasil e a Inspetoria Salesiana de Barcelona, proprietária da editora espanhola Edebé.

“A Edebe Brasil assumirá a responsabilidade pela produção do material didático da Rede Salesiana de Escolas. Com isso, a direção da RSE poderá cuidar daquilo que é sua função essencial, que é o projeto educativo-pastoral da Rede”, considera o padre Pessinatti. “Ingressamos em um momento mais tranquilo da RSE, em que poderemos focar nossas ações no projeto pedagógico-pastoral e apoiar a propagação desse projeto nos polos e escolas”, completa irmã Ivanette.

 

Encerramento

O X ENCPOLOS encerrou-se em 28 de setembro com a reunião, por polos, para o planejamento de 2014. A avaliação dos participantes a respeito do encontro foi positiva, destacando o empenho e participação de todos, a clareza nos encaminhamentos e o fato de que, a cada ENCPOLOS, a Rede Salesiana de Escolas demonstra que está dando um novo passo no sentido de ampliar a qualidade educacional de suas escolas.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>