Sintonia Online

Taquari – Ex-alunos em Taquari 06/10/13 – Encontro dos Ex-alunos

Taquari – Ex-alunos em Taquari 06/10/13 – Encontro dos Ex-alunos

A presença salesiana em Taquari foi encerrada em 1978. Faz quase quarenta anos. No entanto, a incidência salesiana ainda continua presente na memória, na lembrança e no coração de muitos ex-alunos. No dia 06 de outubro, um domingo esplendoroso de sol, uma centena deles se reuniram no antigo Aprendizado Agrícola Presidente Dutra para confraternizar e lembrar dos velhos tempos. Alma desta convocação e organização foi o Paulo Tebaker, sempre vivo e atuante para continuar oportunizando esta ocasião de encontro.

Neste ano a novidade correu por conta da presença do P. Hermínio Tambosi entre seus antigos alunos. Muita lembrança, muita memória, muita recordação boa. O mestre uniu a todos ao redor de si. Não faltou o célebre sopão. Emocionante.

Após o encontro inicial, aconteceu m GRENAL que, para não perder a tradição, terminou empatado, para alegria de todos. Quantas lembranças o “campo de cima” suscitou. Ato contínuo aconteceu o almoço preparado pelo atual pessoal do Aprendizado. Após o almoço, tomou a palavra o P. Marcos Sandrini que explicou a todos a história do Aprendizado que culminou no seu fechamento. Também o Professor Osvaldo Dalpiaz, representando a Associação de Ex-alunos em âmbito inspetorial, deu sua mensagem de congregação e congraçamento.

Tudo foi feito com muita calma, evitando encher de programação, para que não se desviasse do objetivo maior do encontro que era a reaproximação das pessoas. É importante assinalar que este é o terceiro encontro que acontece.

A atual Aprendizado continua funcionando em outros moldes. Lá funciona uma escola aberta com cerca de trezentos alunos todos provenientes de Taquari. Eles chegam de ônibus pela manhã, passam todo o dia no Aprendizado e retornam no final da tarde. Embora os prédios estejam bem deteriorados, no entanto encontramos um ambiente muito sadio, uma limpeza muito grande, uma ordem que salta aos olhos. Planos não faltam para a direção do Aprendizado. Oxalá consigam levar para a frente seus ideais.

Os “meninos” do Aprendizado da época dos salesianos, muitos deles são pais e até avós. Cidadãos honrados que guardam uma lembrança e um carinho grande pelos salesianos. É impressionante como muitos ainda têm o nome de seus mestres em seu coração e recordam de fatos pitorescos e agradecem os princípios que receberam por lá. Dom Bosco é muito lembrado!

Veja mais em : https://www.facebook.com/groups/patronato.agricola/?fref=ts

Galeria de Imagens
Comentários

2 comentários em “Taquari – Ex-alunos em Taquari 06/10/13 – Encontro dos Ex-alunos

P. Dácio Bona disse...

14/10/2013 às 8:59

Fantástico! E viva Dom Bosco e nosso belo Aprendizado Agrícola!!!
Bons tempos e belas saudades.
Parabéns Paulo Tebaker pela iniciativa e perseverança. Grato ao Prof. Oswaldo Dalpiaz que deu força e aos bons P. Hermínio Tambosi e P. Marcos Sandrini que estiveram presentes.
Aos caros ex-alunos de Taquari, hoje espalhados pelos mais diversos locais, trabalhando como bons Cidadãos, meu abraço e permaneçam com este amor e carinho/gratidão para com o “Aprendizado Agrícola”, com os Educadores que vos acolheram e com a simpática cidade de Taquari.
Dom Bosco certamente está mantendo a palavra de honra: passou por uma Obra Salesiana, sempre será acompanhado pela proteção de Maria Auxiliadora.
Abraços,
P. Dácio Bona – Delegado inspetorial pelos Ex-Alunos de Dom Bosco

Responder

decio ferreira brandao disse...

17/10/2013 às 11:33

FOI OTIMO PARABENS AOS ORGANIZADORES.Um abraços a todos . Decio Tabai (bode) Estou esperando o proximo.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>