Sintonia Online

Rio Grande – Liceu Salesiano Leão XIII / Paróquia Auxiliadora – Glória Milano recebe medalha de honra ao mérito Dom Bosco

Rio Grande – Liceu Salesiano Leão XIII / Paróquia Auxiliadora – Glória Milano recebe medalha de honra ao mérito Dom Bosco

No último dia 19 de outubro, na Festa da Família Salesiana 2013, em Rio Grande, RS a senhora Glória Maria Milano, salesiana cooperadora recebeu a medalha de honra ao mérito Dom Bosco. Durante a celebração eucarística celebra às 18h30 Pe. Orestes Carlinhos Fistarol, inspetor salesiano destacou a importância da atuação de leigos e leigas nas casas salesianas de modo especial a atuação da Glória na presença de Rio Grande e atualmente na presença salesiana de Itajaí, SC.

Abaixo um texto que fala da importância da presença de Glória na Presença Salesiana de Rio Grande:

 

Foram mais de 50 anos vividos dentro desta CASA SALESIANA.

 

Na PARÓQUIA foi integrante do ORATÓRO FESTIVO e após continuou participando ativamente num dos primeiros GRUPOS DE JOVENS da Inspetoria SÃO PIO X.

A convite do P. Vitorio Bona iniciou sua atividade no Liceu em 1966, como professora cedida pelo Estado do Rio Grande do Sul, juntamente com as professoras Luiza Dionello Branco, Marli Santos e Lorena Pilengue, sendo elas as primeiras mulheres a integrarem o quadro de professores do Liceu Salesiano Leão XIII.

Sua identificação com a Filosofia e a proposta de trabalho dos Salesianos de Dom Bosco, a fazem ressaltar com gratidão as muitas oportunidades que teve para o seu crescimento profissional dentro da casa e na educação de modo geral. Segundo ela, esta é uma instituição centenária e muito significativa para a cidade de Rio Grande, com a preocupação maior, ao longo destes 112 anos da presença dos Salesianos em Rio Grande, de “formar bons cristãos e honestos cidadãos”, para a nossa sociedade.

Profissionalmente trabalhou por 40 anos incompletos no COLÉGIO SALESIANO LEÃO XIII dedicando-se em tempo integral à educação da juventude, como professora, coordenadora pedagógica e também coordenou a Pastoral Escolar.

Foi neste período que teve a oportunidade de estudar e conhecer DOM BOSCO, sua pedagogia, o seu projeto apostólico.

Paralelamente ao que já fazia recebeu o convite para saber mais sobre DOM BOSCO e a FAMÍLIA SALESIANA.

Como aspirante preparou-se e fez a sua formação para em Outubro de 1995 assumir o COMPROMISSO de Salesiana Cooperadora.

Membro ativo da Associação dos Salesianos Cooperadores exerceu as funções de Coordenadora do Centro Local, Secretária Provincial, Administradora Nacional e por último Coordenadora Provincial da Província de POA, (BPA).

Nas lideranças em que atuou e atua busca sempre, através do diálogo o entendimento, a parceria para responder aos desafios da missão, do grande projeto de Dom Bosco, a SALVAÇÃO DA JUVENTUDE.

Junto a estas intensas atividades, sua tarefa principal era a de ser presença diária e significativa no crescimento, na educação e formação integral dos seus filhos: Maura, Giovani e Rogério. Com alegria ela diz que recebeu deles compreensão e apoio sempre.

Com carinho ela fala dos colegas e amigos com quem trabalhou ao longo destes anos. A importância da parceria, da cumplicidade e apoio que teve no dia a dia. Ressalta que uma “equipe só sobrevive, supera os desafios e alcança seus objetivos, quando todos estiverem empenhados e comprometidos com os resultados, respeitando indistintamente a todos (as)”.

Agradecida por tudo diz:

 

“Cargos, funções… passam! O mais importante é a missão, a dedicação e a entrega pela causa.”

 

Galeria de Imagens
Comentários

5 comentários em “Rio Grande – Liceu Salesiano Leão XIII / Paróquia Auxiliadora – Glória Milano recebe medalha de honra ao mérito Dom Bosco

Rita de Cássia A. Chagas Fernandes disse...

26/10/2013 às 9:09

Minha querida amiga, SC Glorinha, vc merece toda a homenagem e reconhecimento pela dedicação, carinho, e amor em tudo que faz!
Em nossa Associação dos Salesianos Cooperadores não é diferente! Me sinto feliz e orgulhosa com esta homenagem e por que não dizer também, igualmente contemplada!
Termino com esta frase dita por você: “Cargos, funções… passam! O mais importante é a missão, a dedicação e a entrega pela causa.”
Bj e forte abraço com carinho, SC Rita – Joinville-SC

Responder

    Gloria Maria Milano disse...

    01/11/2013 às 8:12

    Rita querida! Primeiramente desculpas por não ter respondido antes a tua mensagem. Muito grata pelas palavras carinhosas e incentivadoras. Com certeza esta homenagem só tem sentido se for dividida com todos(as), que ao longo da caminhada foram e continuam sendo o nosso apoio e colaboradores incansáveis para levar o sonho de Dom Bosco, também nosso, muito mais além…Fazemos parte de uma mesma família! Sintam-se todos(as) homenageados(as)! Esperançosos e alegres nos unamos para os próximos desafios! Com afeto, o meu abraço.
    SC Gloria Maria Milano – Baln. Camboriú – SC

    Responder

Naida Pereira Vieira disse...

26/10/2013 às 13:16

Parabéns Gloria!!!!!! Com teu carinho e dedicação encaminhastes muitos jovens ditos “rebeldes” para um caminho de amor ,dedicação e responsabilidade , a se tornarem ótimos profissionais e também a serem muito queridos onde atuam. Obrigada e beijos com meu carinho.

Responder

    Gloria Maria Milano disse...

    01/11/2013 às 23:21

    Oi Naida! Muito obrigada pela mensagem de carinho! Reconhecimento sempre é bom, mas os desafios da missão de um educador salesiano são superados com a colaboração de todos, inclusive da família. Somente assim o trabalho produz bons frutos. Valeu pelo apoio de sempre! O sucesso pessoal e profissional dos nossos ex-alunos é a melhor homenagem para todos nós, escola e família. Com estima, um grande abraço.

    Responder

luiz carlos correa braga disse...

30/11/2013 às 21:08

Que legal saber dessa homenagem a Glória. Ela merece. Nos conhecemos desde a JUPAX(Juventude Paroquial Auxiliadora) um dos primeiros, se não o primeiro, grupo de jovens a atuar numa paróquia. Uma professora de escol, com grandes serviços prestados a juventude do Liceu Salesiano Leão XII.
Parabéns.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>