Sintonia Online

Brasília – 21/11/13 – Editora Edebe é lançada em noite de festa para a Família Católica do Brasil

Brasília – 21/11/13 – Editora Edebe é lançada em noite de festa para a Família Católica do Brasil

Com o apoio e a presença marcante de autoridades dos meios católico e educacional, salesianos do Brasil e da Espanha firmam parceria e trazem à luz a Editora Edebe Brasil. O lançamento foi realizado em Brasília, no dia 21 de novembro, no Centro de Convenções Israel Pinheiro.

 

A Editora Edebe Brasil foi oficialmente lançada na noite de 21 de novembro, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília-DF. O evento reuniu autoridades dos meios católico, religioso e educacional, que saudaram a chegada da Edebe e deram suas palavras de apoio à nova iniciativa, uma parceria firmada entre a Rede Salesiana Brasil e a Sociedade de São Francisco de Sales de Barcelona, na Espanha. O lançamento da Edebe Brasil contou ainda com as presenças de inspetores e inspetoras da Família Salesiana no Brasil, com o corpo diretivo, gestores e animadores dos polos da Rede Salesiana de Escolas e com representantes de outras congregações religiosas, como a Congregação dos Irmãos Maristas e o Instituto La Salle.

Na abertura do evento, houve a composição da mesa com os membros Dom Leonardo Steiner, secretário geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB); Pe. Natale Vitali, representante do Conselho Geral dos Salesianos de Dom Bosco; Irmã Maria del Carmem Canales, representante do Conselho Geral das Filhas de Maria Auxiliadora; Pe. José Marinoni, presidente da Associação Nacional de Educação Católica do Brasil (ANEC); Irmão Paulo Petry, presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB); Pe. Angel Asurmendi, inspetor da Sociedade São Francisco de Sales de Barcelona; Sra. Begoña Saez, representante da Embaixada da Espanha no Brasil; Pe. Nilson Faria dos Santos, presidente da Rede Salesiana Brasil; e Irmã Rosa Idália Pesca, vice-presidente da RSB.

Padre José Marinoni, presidente da ANEC, deu as boas-vindas à Editora Edebe Brasil e desejou sucesso ao novo empreendimento: “Esse casamento abençoado por tantas autoridades e tantas pessoas vai dar certo. Em todo casamento nascem os frutos. Quero que vocês ao longo do tempo venham a fortalecer essa comunhão, essa parceria, esse casamento, e que vocês aceitem os filhos que a educação católica vai apresentar para vocês”.

Em sua fala, o Irmão Paulo Petry, presidente da CRB, ressaltou a importância da inauguração da nova editora em um cenário às vezes sombrio como o da educação brasileira. “A Edebe é uma dessas estrelas que vem iluminar o cenário da educação nacional. Não ganha apenas a educação brasileira, não ganha apenas a Rede Salesiana, a Família Salesiana. Com essa iniciativa, ganham os religiosos, ganha a Igreja do Brasil”, afirmou.

Em seguida, a Sra. Begoña Saez, representante da Embaixada da Espanha no Brasil, destacou que a Edebe Brasil surge em um contexto importante, de novos rumos para a educação brasileira: “Será interessantíssimo vivermos esse projeto em um momento em que o Brasil está apostando fortemente na educação”, apontou.

Padre Nilson Faria dos Santos, presidente da RSB, lembrou que os salesianos e salesianas são filhos de um grande sonhador: Dom Bosco. “A inauguração da Edebe não é simplesmente a realização de um sonho. O lançamento da Edebe significa a continuidade de sonhos que teremos pela vida afora. Esse lançamento é a realização de um sonho, mas um sonho em construção”.

 

“Uma semente editorial no Brasil”

O inspetor da Sociedade São Francisco de Sales de Barcelona, Padre Angel Asurmendi, comunicou a satisfação da equipe editorial da Edebé Espanha em realizar um projeto em conjunto com a RSB.

Padre Angel citou todo o trabalho que foi promovido a fim de plantar a “semente editorial da Edebe” no Brasil, agradecendo a todos os colaboradores envolvidos na viabilização do projeto. “Em um tempo recorde, pudemos alcançar um grande acordo de colaboração internacional. Foi constituída uma empresa, uma equipe editorial altamente profissional e foram produzidos os primeiros materiais em formato papel e digital. Também continua em desenvolvimento a formação das nossas equipes para os novos produtos digitais e a escola virtual de aprendizagem, além da plataforma de gestão educativa. Muito trabalho em pouco tempo”, frisou.

Para o inspetor, o alto rendimento somente está sendo possível porque este Projeto Educativo e Pastoral é o único que pretende anunciar de uma maneira mais franca, mais autêntica, a boa notícia do evangelho, e também resultar numa ferramenta eficaz para as escolas salesianas no Brasil e para a comunidade educativa brasileira. “Essa será uma experiência muito frutífera, uma experiência educativa e pastoral, e também empresarial. Uma experiência economicamente sustentável e educativamente e pastoralmente rentável”, concluiu.

 

Mensagens do Reitor-mor e da Madre Geral    

O conselheiro geral dos Salesianos, Pe. Natale Vitali, e a Irmã Maria Del Carmem Canales, conselheira geral das FMA, comunicaram a todos, respectivamente, as mensagens do Reitor-mor, Padre Pascual Chávez, e da Madre Geral, Yvonne Reungoat, para a ocasião.

Em carta à Família Salesiana do Brasil, o Reitor-mor saudou a inauguração da Edebe Brasil como uma data histórica e de muita alegria. “Trata-se de uma iniciativa corajosa e visionária que eu mesmo promovi quando era inspetor de Guadalajara, convencido de que a presença no campo da produção e edição de livros didáticos, agora em versão digital, é o complemento necessário à nossa missão no campo educativo”, afirmou.

Na sua mensagem, Irmã Yvonne Reungoat colocou em relevo a importância do novo projeto para a renovação da educação católica: “A parceria que vocês estão promovendo favorece esta profunda renovação no campo da escola católica e abre caminho à evangelização, que tem necessidade de canais de transmissão e exige uma mediação cultural e educativa capaz de entrar nos cenários do mundo contemporâneo para encontrar os jovens e os mais pobres e oferecer a eles propostas de crescimento humano e cristão”.

 

Fala de Dom Leonardo e saudação dos jovens

O secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, falou sobre a importância dos salesianos nos campos da evangelização e educação, e defendeu que “é preciso fazer tudo o que pode ser feito em prol da visibildiade do Evangelho”.

“É o Evangelho que nos entusiasma, nos dá energia, nos dá vigor para caminhar, nos leva a abrir novos horizontes, nos faz criar novo sangue, uma nova terra. Se a Edebe puder nos ajudar nessa tarefa, terá cumprido a sua missão”, afirmou.

A solenidade foi concluída com a “saudação dos jovens”, feita por três ex-alunas que destacaram a importância das editoras na evangelização e deram as boas-vindas à Edebe Brasil.

Após o momento no auditório, as autoridades religiosas, inspetores, diretores, assessores, gestores, animadores e demais convidados se confraternizaram em um coquetel e jantar.

 

Parceria Brasil-Espanha

A Edebe-Brasil é fruto de uma parceria entre a Rede Salesiana Brasil (RSB), mantenedora da Rede Salesiana de Escolas, e a Sociedade São Francisco de Sales de Barcelona, que coordena a editora espanhola Edebé. Nasceu de uma demanda da missão educativa pastoral salesiana no Brasil, especialmente no que concernia à produção do Material Didático Digital da RSE.

Em 2010, por sugestão do superior da Congregação Salesiana, padre Pascual Chávez, uma comitiva da RSB foi a Barcelona conhecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Editora Edebé. A editora espanhola já dispunha à época de ferramentas e plataformas pioneiras no segmento de educação digital, além de vasta experiência em publicações educacionais em geral. No decorrer de 2011 foram realizadas várias reuniões virtuais e presenciais entre a Edebé e a Rede Salesiana Brasil, até que, em março de 2012, a RSB aprovou em assembleia a efetivação da parceria.

“A partir disso, desenvolvemos um plano de trabalho muito amplo e rigoroso na construção do Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas, que é o primeiro produto da Edebe-Brasil”, afirma padre Nivaldo Luiz Pessinatti que, juntamente com a irmã Ivanette Duncan de Miranda, compõe a Diretoria-executiva da Rede Salesiana de Escolas. Foi formada uma equipe editorial, com profissionais qualificados e experientes no mercado, para produzir os conteúdos do material didático de acordo com a realidade brasileira e a experiência de mais de dez anos da RSE. A Edebe-Brasil também formou novas parcerias para oferecer o melhor suporte digital às escolas, como a plataforma de gestão educacional Esemtia.

“O principal diferencial da Edebe-Brasil é que ela se apresenta no mercado como uma editora que já nasceu digital. Essa é sua originalidade e importância: uma editora voltada para o meio educacional, que traz a proposta educativa salesiana, fundamentada em nosso fundador Dom Bosco; e que faz isso com todo o instrumental da atualidade”, completa padre Nivaldo Pessinatti.

Os primeiros projetos da Edebe-Brasil são direcionados à Rede Salesiana de Escolas e contemplam o Esemtia, uma plataforma de gestão acadêmica com o intuito de facilitar o trabalho dos gestores e integrar as comunidades educativas pastorais salesianas, e o Material Didático Digital (MDD) da Rede, que começará a ser implantado no ano que vem.

O MDD se destina aos alunos das últimas séries do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. A implantação será gradativa. Em 2014, será disponibilizado para as unidades da RSE o material para o 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio. Em 2015, para o 7º ano do Ensino Fundamental e 2º ano do Ensino Médio, fechando o projeto em 2016 para o 8º, o 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio.

 

Veja o vídeo sobre a Edebe Brasil

Veja o vídeo sobre a Edebe Brasil clicando aqui : http://www.youtube.com/watch?v=cTyoQevLgO4&feature=youtu.be

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>