Sintonia Online

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 19/12/2013 – Entrevista com P. Asídio Deretti, 10º inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 19/12/2013 – Entrevista com P. Asídio Deretti, 10º inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X.

“Aqui estou, envia-me” (Is 6, 8).

Para nossa alegria, o dia 19/12 se torna radiante com a grata notícia da posse da Inspetoria São Pio X pelo P. Asídio Deretti, atualmente vice-inspetor. Seu mandato será de 2014 a 2019. O atual inspetor, P. Orestes Carlinhos Fistarol, exercerá sua função até o dia 24/05/2014, quando o padre Asídio toma posse em uma celebração que será realizada na Paróquia de São João Bosco de Porto Alegre, RS. A escolha veio depois da confirmação pelo P. Pascual Chávez Villanueva, Reitor-mor da Congregação Salesiana, que após ter realizado a consulta inspetorial e feito o discernimento com o Conselho Geral, nomeou o salesiano. A Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora pertence à Inspetoria São Pio X.

 

No mesmo dia, entramos em contato com o P. Asídio e ele, prontamente como sempre, característica sua, nos respondeu a alguns questionamentos:

CSS- Como foi o processo de eleição?

P. Asídio: O processo de eleição foi feito na Inspetoria com a presença do P. Natale Vitali, regional dos salesianos do Cone Sul, e reuniu os salesianos de cada Estado da Inspetoria (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Após uma conversa sobre a realidade da Inspetoria, cada salesiano indicou três nomes. Após essa pesquisa coube ao Reitor-mor, após consultar o Conselho Geral, nomear o novo Inspetor.

CSS- Seu “Sim” foi de pronta resposta, ou como Maria Santíssima houve um pequeno momento de não se achar pronto para a missão?

P. Asídio: Sem dúvida que o susto é grande. Na realidade a gente nunca se sente suficientemente preparado para uma nova missão que se é solicitado. Após um tempo de discernimento, professei meu ato de fé, respondendo Sim ao Reitor-mor.

CSS – Há algum projeto, plano de direção em mente para os próximos anos em que estará à frente da inspetoria São Pio X?

P. Asídio: O Plano que o Inspetor procura concretizar é sempre o Projeto Orgânico Inspetorial (POI). Este projeto se baseia nas Linhas Gerais que o Capítulo Geral traça para toda a Congregação para um período de seis anos. O próximo Capítulo Geral acontecerá entre fevereiro e abril do próximo ano em Roma.

CSS – Já tem algum nome em mente ou mesmo já nomeado para seu antigo cargo de vice-Inspetor?

P. Asídio: O Vice-Inspetor é indicado pelos salesianos após a tomada de posse do novo Inspetor. Cada salesiano apresenta três nomes. Os nomes são enviados para o Reitor-mor, que nomeia o Vice-Inspetor.

CSS – O que espera dos salesianos consagrados e ordenados de nossa Inspetoria?

P. Asídio: Em primeiro lugar, para mim mesmo e para os demais salesianos, espero que sejamos Dom Bosco vivo hoje, doando nossa vida a favor dos jovens, especialmente os mais necessitados.

CSS – O que espera dos fiéis paroquianos de Ponta Grossa?

P. Asídio: Que rezem por mim para ser fiel à missão que Deus me confia.

 

Mais informações sobre o novo inspetor, acesse: http://www.dombosco.net/2013/12/19/porto-alegre-casa-inspetorial-191213-p-asidio-nomeado-10o-inspetor-salesiano-de-porto-alegre/#.UrQlo_RDuSq

 

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Maria Cristina Piotrovski

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>