Sintonia Online

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 24/12/2013 – Paroquianos se vestem de Papai Noel, para levar um pouco do amor Cristão aos pobres.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 24/12/2013 – Paroquianos se vestem de Papai Noel, para levar um pouco do amor Cristão aos pobres.

Não importou a raça, o credo ou o status social, o importante foi levar um pouco de alegria e esperança a muitos que o governo e a sociedade excluíram. Esse é o pensamento de alguns fiéis salesianos da paróquia N S Auxiliadora de Ponta Grossa. Destacamos o trabalho realizado por dois paroquianos, Rodrigo Araújo Machado e Adilson Andruchiw.

Rodrigo Araújo é um jovem atuante na Igreja há um bom tempo e sempre preocupado com as causas sociais. Atualmente, morador do núcleo San Martin, tem realizado ações em prol do resgate da juventude da região e também atua na Comunicação Social Salesiana. Há alguns anos que promove a Carreata de Natal, onde se veste de Papai Noel, próximo ao natal, e circula pelas ruas da região, distribuindo doces e conscientizando a todos do verdadeiro sentido desta data divinal. “Um sorriso de uma criança é o maior presente que podemos ganhar no natal…” diz Rodrigo sobre essa ação social. Acrescentando “É Natal! Nasce Jesus… que ele possa nascer em nossos corações, que possamos viver o verdadeiro espírito do natal… a partilha em família, e ser mais solidários com o nosso próximo…”

Já o senhor Adilson Andruchiw, vigilante por profissão, já desempenhou muitos trabalhos na comunidade-Igreja (cantor, ministro da Eucaristia, coordenador do Conselho da Comunidade, Pastoral Vocacional, entre outros), sua esposa é catequista e suas filhas atuam na juventude da comunidade N S Aparecida. Há dois anos vem realizando uma bela ação social, levando aos menos favorecidos presentes e doces, vestido de Papai Noel. Acompanhamos este ano seu trabalho. “No início de 2012 depois do futebol na roda de amigos, tivemos a idéia de fazer a ação. Quando chegou novembro, falamos do assunto novamente e começou a correria. Divulguei no facebook, mas não teve muito retorno. Sem muito apoio e com a despesa da roupa, que custou 250 reais, conseguimos arrecadar 400 brinquedos que foram distribuídos na Vila Mariana e na 31 de Março”, nos relatou Adilson sobre como começou este projeto. A respeito deste ano, ele nos conta “A adesão foi espetacular, arrecadamos R$ 1.500,00 que foram usados na compra de brinquedos, além de doações de brinquedos e doces. No total foram distribuídos 800 brinquedos e 700 pacotes de balas e pirulitos”. Adilson ainda comenta que as doações vieram em grande parte de seus amigos de Ponta Grossa mesmo, além de Santos, Manaus, Inglaterra e Newark (EUA). Para Adilson, quando nos colocamos a disposição de fazer o bem, Deus ajuda ainda mais. Este desejo humanitário foi despertado nele quando era criança, o filho da dona Maria Andruchiw, “Quando era piá a mãe nos criou com muita dificuldade e sacrifícios, agora podendo ser esse intermediário para levar alegria às crianças (que todos viram na Mariana, quantos filhos numa só casa)…” E acrescenta: “Se cada um fizer um pouquinho, podemos tornar a vida de pessoas menos favorecidas um pouco melhor. É fácil reclamar com o prato cheio e a cama macia. É o que digo paras pessoas que não fizeram sua doação esses dois anos por achar que não tem, se cada um doar 5 reais, são duas crianças a mais que irão receber um presente ano que vem. E o detalhe é que não estamos envolvidos com nenhum político”.

A Comunicação Salesiana vê nessas ações, e muitas outras que aconteceram, incluindo outros paroquianos que também doaram para que esses dois pudessem realizar seus trabalhos, que a Igreja não é só um prédio, uma edificação. Mas como o próprio Papa Francisco nos mostra, a Igreja é viva, formada de seres humanos, pessoas que se fazem Cristo para as outras. Ações assim, por mais simples que sejam, são a presença da Igreja de Cristo aonde nem o governo, e muitas vezes, nem a sociedade chegam. Vimos pessoas muito pobres, que ao ganhar um simples presente e um pacotinho de balas pulava na rua de alegria. Com certeza, para esta família, Deus os visitou neste natal.

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Maria Cristina Piotrovski

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>