Sintonia Online

Campinas – 12/01/14 – Primeiro Visitador e Inspetor celebra 100 anos de vida

Campinas – 12/01/14 – Primeiro Visitador e Inspetor celebra 100 anos de vida

No domingo, 12 de janeiro de 2014, na Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, de Campinas, SP, foi realizada a celebração de ação de graças pelos 100 anos de vida do P. Alfredo Bortolini.

A celebração foi presidida pelo inspetor da Inspetoria Salesiana de Nossa Senhora Auxiliadora (São Paulo), Pe. Edson Donizetti Castilho. Concelebraram os padres Orestes Carlinhos Fistarol (inspetor da Inspetoria São Pio X, de Porto Alegre), Pe. Reinaldo Barbosa de Oliveira, o Cônego José Luis Nogueira de Castro (Arquidiocese de Campinas), o Pe. Fernando Campane Vidal, o Pe. Antonio Carlos Galhardo, o Pe. Alvino Bortolini (sobrinho do homenageado), o Pe. Tarcísio Martins, Pe. Orestes Brandani Filho, Pe. Ademar Pereira de Souza e Pe. Emílio Bortolini (sobrinho neto do homenageado – pertence ao Clero da Diocese de União da Vitória, PR).

Estiveram presentes diversos familiares: o irmão de sangue Otávio Bortolini (só restam os dois vivos), o sobrinho e Irmão Marista Dario Bortolini, sobrinhos e sobrinhas, sobrinhos netos, num total de 21 pessoas, residentes em União da Vitória – PR, Curitiba –PR, Joinville – SC, Jaraguá do Sul – SC, Itajaí – SC.  Após a missa foi servido o almoço na residência salesiana com a participação dos salesianos, familiares e um casal representando a paróquia.

Natural de Jaraguá do Sul, SC, o P. Alfredo Bortolini foi o primeiro Visitador e primeiro Inspetor da Inspetoria Salesiana São Pio X. Animou e governou a Inspetoria durante oito anos, de 1958 a 1966.

Durante o período de seu governo, graças à cooperação de todos os salesianos, foram fundadas e abertas diversas obras: no Rio Grande do Sul – Santa Rosa, Paróquia Dom Bosco de Porto Alegre, Viamão, Noviciado em Taquari; em Santa Catarina – Itajaí (Parque Dom Bosco), Joinville e os aspirantados de Rio dos Cedros e Massaranduba; no Paraná – Curitiba (São Cristóvão) e Ponta Grossa.

Louvado seja Deus por tudo o que Ele operou pela mediação deste salesiano sacerdote, homem de Deus e de memória invejável, sempre preocupado pela expansão do carisma e pelas vocações salesianas no Sul do Brasil.

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Campinas – 12/01/14 – Primeiro Visitador e Inspetor celebra 100 anos de vida

Dácio Bona disse...

20/01/2014 às 19:46

…nossa vida é um sopro, “poucos chegam aos oitenta”… mas, alguns provam que podemos chegar aos noventa e por que não, aos CEM anos!
Parabéns P. Alfredo Bortolini. Deste um impulso à nossa inspetoria e fizeste o Reino crescer na de São Paulo. Certamente sua longa vida é a bênção do Pai pelo seu belo trabalho como Sacerdote e Salesiano.
Abraços e preses,
P. Dácio Bona

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>