Sintonia Online

Monte Carlo – 19/01/14 – Missões Salesianas

Monte Carlo – 19/01/14 – Missões Salesianas

A Inspetoria Salesiana São Pio X, de Porto Alegre – RS, tem como prática pastoral o Projeto de Evangelização em determinadas paróquias do sul do Brasil que ocorrem durante o período de férias escolares. Este projeto consiste, basicamente, na visitação das famílias com a bênção na casa, culminando com a celebração eucarística nas comunidades de fé.
Respondendo ao apelo do Documento de Aparecida (DA), que convoca a Igreja a conversão pastoral, os Salesianos em comunhão com a Diocese de Joaçaba – SC, e seu Bispo Dom Mário Marquez, propuseram aos grupos juvenis Salesianos o Projeto Missionário Juvenil para ser realizado na Paróquia Imaculada Conceição de Monte Carlo – SC. Foram enviados em missão, além fronteiras, quinze jovens leigos, três religiosos, uma aspirante a vida religiosa e dois sacerdotes.
A abertura oficial das missões ocorreu com a Celebração Eucarística das dezenove horas e trinta minutos no dia cinco de Janeiro. Os missionários foram recepcionados com muita alegria pela comunidade, em especial pelos jovens do grupo Matanyah.
Todas as manhãs, os missionários realizam uma formação no centro paroquial, com o objetivo de mantê-los em espírito de oração e renovação das forças em prol da evangelização, além de aprofundar a Espiritualidade Juvenil Salesiana, já que a oração é um meio a conversão necessária levando a cada um a santificação. Após este momento, eles dirigem-se de “pessoa a pessoa, casa a casa, comunidade a comunidade” (DA 550), com o intuito de levar o evangelho da alegria mediante a pedagogia da bondade, a todas as pessoas, desejosos de ser como Jesus, com suas motivações, sentimentos.
As tardes foram marcadas pela continuação das visitas às casas. Momento de conhecer a realidade e a cultura presente na vida do povo de Monte Carlo. As experiências vividas pelos missionários foram diversas, simultaneamente únicas para cada um. Uma das missões da visitação foi a de ir ao encontro dos afastados e reencantá-los ao projeto do Reino de Deus vivido pela Igreja Católica.
As visitações foram divididas por comunidades. Teve inicio na comunidade São José, seguidas pelas Comunidades Nossa Senhora Aparecida, Santo Antonio, Imasa – Comunidade Nossa Senhora Aparecida, São Carlos e Centro. Ao fim de cada dia, às dezenove horas e trinta minutos, em cada respectiva comunidade era celebrada a Santa Missa para louvar a Deus por seus feitos de amor na comunidade. Alegrou muito os missionários a participação em “peso” do povo. As Igrejas, templos materiais ficaram cheios de Igrejas vivas com a presença dos missionários, mostrando uma renovação espiritual, dando um novo impulso na caminhada de fé de cada seguidor de Jesus Cristo.
A noite, os jovens missionários recolhem-se em oração para partilharem suas experiências que marcaram o dia. Podemos destacar a acolhida calorosa e amiga de cada família. As histórias ouvidas nas famílias tocam profundamente o coração dos missionários que muitas vezes se emocionam ao relatar os fatos acontecidos. Durante as missões muitas famílias demonstraram um ardente desejo da visita dos missionários. Um dos depoimentos narrados teve a seguinte fala: “se eu tivesse que escolher entre a visita de vocês e cem mil reais, com toda a certeza eu ficaria com a visita por toda a minha vida”. Este depoimento nos leva a refletir sobre a importância do trabalho discípulo missionário chamado ao “seguimento de Jesus que se aprofunda e o leva a viver no Espírito e a ser perseverante na amizade com o Senhor” (DA).
No final da primeira semana, o centro paroquial foi agraciado pela animação das crianças e jovens que se encontraram com os missionários. Cada grupo teve uma proposta diferente que ficou marcada no sorriso, integração e oração. No Oratório Festivo, comum da Família Salesiana, realizado em diversas brincadeiras, com uma gincana “Caça ao tesouro”.
A finalização do projeto missionário aconteceu dia dezoito, com a Celebração Eucarística na Matriz Imaculada Conceição. Nossos agradecimentos ao Pároco Padre Edomar Carpeggiani por sua disponibilidade e toda ajuda. Ao povo de Deus pela partilha de vida, pela recepção de cada missionário; as comunidades que abriram suas portas para celebrarmos juntos o mistério de Cristo; a cada pessoa que auxiliou para que o projeto de concretizasse. Agradecemos ao Bom Deus pela possibilidade e pela oportunidade de anunciar Seu Reino para todos os povos.

S. Luiz José Bizarello, sdb
Indianara Laurentino
Segue em anexo alguns depoimentos.
Missões Salesianas 2014 – Monte Carlo
Carine Muniz Rodrigues, 18 anos, Guarapuava – PR
O convite ao projeto missionário juvenil salesiano 2014 surgiu para mim de forma totalmente inesperada e hoje tenho certeza que foi um plano escrito nos planos de Deus, pois eu, sendo leiga no assunto, não tinha conhecimento da espiritualidade salesiana.
A missão em Monte Carlo foi à primeira experiência missionária, trouxe o medo e as dúvidas no inicio, entretanto, o grupo que caminhou comigo por estas duas semanas, vinha com uma alegria e entusiasmo contagiantes e não me deixaram um só momento. A gratidão vista no rosto das pessoas visitadas me davam o ânimo para seguir. Os missionários locais, assim como, as pessoas de uma forma ou de outra nos ajudaram, também trouxeram a possibilidade de fazer de Monte Carlo a nossa casa.
Ao final desta missão não me considero a mesma Carine, pois, cada casa visitada, cada história que conheci, me fez abrir os olhos para um mundo em que as pessoas precisam muito mais do que caridade material, mas precisam de pessoas capazes de compartilhar da alegria que vem de Deus.

Paulo Rocha, Itajaí – SC – Parque Dom Bosco
Como minha primeira missão, senti um pouco de medo, de falhar, de não conseguir alcançar o coração das pessoas com a Palavra de Deus, pois, não sou coordenador de grupo de jovens, não faço parte de nenhum, mas mesmo assim, dei meu sim a Deus através do convite que recebi. Ao comunicar a minha família do chamado, recebi total apoio. Comentei com meu pai do medo que tinha e ele me orientou: “Sede instrumento do Senhor, deixe que ele fale através de você às famílias que Dele necessitarem”. Depois desta conversa me senti mais preparado para a missão, mais confiante para viver o espírito missionário. Hoje saio realizado, pois cresci muito espiritualmente. Agradeço o convite. Estou e estarei disponível para não deixar acabar o espírito do anuncio.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>