Sintonia Online

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 17/02/2014 – Paróquia N S Auxiliadora acolhe P. Aristides Girardi.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 17/02/2014 – Paróquia N S Auxiliadora acolhe P. Aristides Girardi.

A paróquia N S Auxiliadora conta com a presença de mais um salesiano na casa paroquial. P. Aristides Girardi, 59 anos, regressou à Ponta Grossa no dia 19 de Janeiro, 28 anos depois de sua primeira passagem por aqui, e desde o dia 25 vem desempenhando atividades pastorais nesta paróquia. O padre assim nos conta um pouco sobre suas atividades “Fui designado como vigário paroquial, isto é, colaborar com os demais salesianos no serviço pastoral, e também como vice-diretor e o serviço de administrador da casa salesiana-comunidade, quanto aos demais serviços e pastorais aos poucos vou assumindo conforme programação posterior”. Ainda nos relatou que se sentiu bem acolhido por todos, está animado e pretende auxiliar na animação pastoral, além de procurar ser um autêntico discípulo de Cristo.

P. Aristides passou de 10 de setembro a 09 de dezembro de 2013 na Itália, participando do curso de atualização da vida salesiana, mais precisamenteparticipando do curso de formação de missionários, o curso foi realizado na pontifícia universidade salesiana ( UPS ) Roma. Durante o curso teve a oportunidade e ir pra Turim, Assis, Gênova, Orvieto, Siena. Lá participou da audiência  na Praça São Pedro dia 13/11, e também dia 24/11 na missa  de encerramento do Ano da Fé com o papa Francisco. Outro momento marcante foi o aprofundamento do estudo da Bíblia que aconteceu como conclusão do curso com a “Peregrinação  à Jerusalém conhecendo e passando nos principais lugares da ‘Terra Santa’“. (Ver fotos)

Entrevistado por nós comentou que: “Inicialmente acho importante  um período de conhecimento das comunidades, pessoas e os aspectos culturais  atuais da realidade desta região da cidade, pois como nos pede o Doc. de Aparecida ‘o presbítero é chamado a conhecer a comunidade para depois semear a semente do Evangelho, para a vida do homem e da mulher, especialmente para os jovens…’” e acrescenta: “Em uma das comunidades fui acolhido com estas palavras do profeta Jeremias; que com certeza terei presente diariamente: ‘dar-vos-ei pastores, segundo o meu coração, os quais vos  apascentarão com inteligência e sabedoria’.”

Sobre o compromisso que deverá assumir com a comunidade paroquial e seu desafio pessoal,P. Aristides nos informa: “Meu compromisso e desafio é procurar ser um pai espiritual e um servidor do anúncio do Evangelho na mesa da Palavra e da Eucaristia.” Vale ressaltar o lema de sua ordenação sacerdotal (“vim para servir” MT 20,28) que o padre assim nos explica: “o filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida em resgate de muitos, será sempre minha maior preocupação e motivação em minhas atividades.”Padre Aristides está no lugar do P. João Pedro da Silva Peres (P. Peteleco), que foi para Rio Grande/RS.

Seja bem vindo padre Aristides Girardi, a comunidade salesiana de Ponta Grossa com muita alegria e carinho o recebe.

Conheça um pouco mais da vida e formação do P. Aristides Girardi:

Aristides Girardi, nascido em 21/03/1954, pais: Mario Girardi (falecido em 2000) e Angelina Felipe Girardi (falecida em 2008), tem mais 3 irmãos e 7 irmãs. Natural de Benedito Novo/SC.

Em 1975,concluiu o ensino médio no antigo seminário (Instituto Assistencial São José), cursou filosofia e pedagogia em Santa Rosa/RS. Fez dois anos de assistência em Ascurra, depois fez o curso de teologia na PUC em Porto Alegre/RS.

Foi ordenado  sacerdote dia 05/01/1986  em Santa Maria/RS (Benedito Novo) e  em fins de janeiro do mesmo ano assumiu  como administrador e professor no Instituto Assistencial São José – Seminário – aqui  em Ponta Grossa-   trabalhou até  dezembro de 1990 (quando da saída do seminário para Ascurra). Em 1991 assumiu como administrador e professor no colégio São Paulo de Ascurra/Sc. De 1997 até  2000  foi diretor do Instituto São Pedro – colégio  em  Bagé/RS. De  2001 até 2009  foi administrador do colégio Salesiano Itajaí/SC. E de 2010 até 2013 administrador do Novo Lar de menores – Viamão/RS.

Cursos de atualização depois da ordenação:

1 – CERNE (30 dias – atualização da vida religiosa).

2 – Pós-Graduação em Administraçãoe Gestão Escolar durante três férias na PUC/Curitiba/PR;

3 -CETESP (Curso de Atualização Pela CRB Nacional, no Rio de Janeiro por quatro meses).

4  – De setembro até dezembro de 2013 fez “curso de atualização salesiana” na Universidade Pontifícia Salesiana em Roma – Itália.

 

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Alexsandra Denise Pereira

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

1 comentário em “Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 17/02/2014 – Paróquia N S Auxiliadora acolhe P. Aristides Girardi.

nelson disse...

06/03/2014 às 18:28

peço oração para minha familia especialmente para minha filha pedindo uma benço!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>