RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 20/03/14 – Xadrez: brincadeira indígena encanta crianças do terceiro ano!

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 20/03/14 – Xadrez: brincadeira indígena encanta crianças do terceiro ano!

Os alunos do terceiro ano do Colégio Dom Bosco de Rio do Sul (SC) estão descobrindo várias maneiras de brincar. Ou seja, as brincadeiras são as mesmas do tempo de nossas avós, porém, em cada região do Brasil, um país continental em que vivemos, ocorrem variações nas músicas cantadas, na forma de pular, jogar ou brincar. Neste caso em específico, a brincadeira chama-se “Xadrez”. Crianças indígenas da aldeia Manga, do povo Karipuna, localização a 40 Km da cidade de Oiapoque (Amapá) brincam de “Xadrez”, variação da “Amarelinha”

A brincadeira segue um esquema de pulos, num quadrado maior dividido em nove quadrados menores, onde deve-se começar pela primeira linha e sair do quadrado maior, seguir para a segunda linha, voltar, seguir para a terceira linha e refazer os passos 1 e 2. O “Xadrez” pode ser realizado com um pé só, com os dois pés, com os pés cruzados.

Questionados sobre a atividade feita, os alunos responderam que gostaram de realiza-la, pois necessitaram prestar atenção ao passo a passo da brincadeira, divertiram-se, conheceram uma nova maneira de brincar, além de conhecerem outras culturas.

O que mais chamou a atenção dos alunos é que as crianças indígenas possuem a mesma característica de todas as crianças do mundo: querer o lúdico para a diversão e para o aprendizado!

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>