Sintonia Online

Roma – 24/03/14 – Capítulo Geral 27 dos Salesianos

Roma – 24/03/14 – Capítulo Geral 27 dos Salesianos

A quarta semana do Capítulo Geral 27 dos Salesianos de Dom Bosco, na Casa Geral em Roma, além da continuação da reflexão sobre a temática do Capítulo (“Testemunhas da radicalidade evangélica”), contou com 2 momentos de particular alegria e fraternidade: a celebração da Solenidade de São José e a visita à Università Pontificia Salesiana.

A Eucaristia no dia de São José (19/03), padroeiro da Igreja e um dos padroeiros da Congregação Salesiana, foi presidida pelo Secretário de Estado (emérito) da Santa Sé, o salesiano cardeal Tarcisio Bertone. No início da noite, os Capitulares foram recebidos na Capela Sistina, no Vaticano, onde emoldurados pelos afrescos de Michelangelo lhes foi oferecido um concerto do Coro daquela mesma Capela, regido pelo salesiano o padre Massimo Palombella. Acompanharam os Capitulares o cardeal Tarcísio Bertone e o atual Secretário de Estado da Santa Sé, o cardeal Pietro Parolin.

Na tarde de 22/03 os Capitulares foram recebidos pela Comunidade Educativo-Pastoral da Università Pontificia Salesiana (UPS), que faz parte da Visitadoria “Maria, Sede da Sabedoria” Lá os Salesianos (quase 100 deles são ex-alunos) puderam conhecer melhor a estrutura física e os projetos daquela que é a Universidade da Congregação. Após a “Boa-Noite” do Reitor Mor – a última como Grão-Chanceler da UPS – os Capitulares puderam-se encontrar com os estudantes que moram e/ou estudam na UPS. Os brasileiros puderam jantar juntos!

Como em 24 de março começa a semana de discernimento para a eleição do Reitor Mor e dos Conselheiros Gerais da Sociedade de São Francisco de Sales, para preparar-se para o momento os Padres Asídio, Gilson e Orestes (capitulares da Inspetoria São Pio X), acompanhados do P. Ademir Ricardo (que mora/estuda na Università Pontificia Salesiana) foram rezar na Basílica de São Pedro, participando do Angelus com o Papa Francisco, no Domingo, 23/04. Ao comentar a passagem evangélica da “samaritana”, o Santo Padre lembrou que todo e qualquer experiência de fé com o Senhor Jesus é rico de misericórdia e sempre transforma a vida do fiel!

Depois da presença na Praça de São Pedro, os 4 Salesianos continuaram o dia em fraterno convívio pelas ruas de Roma, passeando por: castelo San Angelo, jardins do Gianicolo, bairro do Trastevere, igreja Madonna della Luce (delegação brasileira e latino-americana em Roma), margens do rio Tevere, igreja de San Salvatore (onde está o corpo de São Vicente Palloti), praça Argentina, igreja “del Gesù” (onde está o corpo de Santo Inácio de Loyola), Fontana di Trevi, praça Venezia.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>