Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco -24/03/14 – Reunião da Coordenação das IUS da América

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco -24/03/14 – Reunião da Coordenação das IUS da América
Nos dias 19 a 21 de março realizou-se em San Salvador, El Salvador, o encontro da Equipe de coordenação das IUS da América. IUS é uma entidade que coordena ações das Instituições Universitárias Salesianas. Esta equipe é coordenada pelo P. Marcos Sandrini, Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Fazem parte ainda desta coordenação o Professor Jorge Baeza da Universidad Católica Silva Henríquez de Santiago do Chile e o P. Félix Serrano Urzua, Reitor da Universidad Centroamericana de Guatemala.
Esta reunião teve dois objetivos: colocar em andamento o Plano de Ação das IUS da América 2013-2016 e preparar a Sexta Conferência das IUS da América que acontecerá em San Salvador em outubro de 2015.
Para aprofundar e implementar o Plano de Ação das IUS da América 2013-2016 também estiveram presentes os coordenadores dos cinco âmbitos deste Plano. O Âmbito 1 trata da Formação e é coordenado pela Professora Rosa Velásquez, Diretora de Gestão de Pessoas da UCSH de Santiago do Chile. O âmbito 2 diz respeito à Consolidação Institucional e é coordenado pelo P. Félix Serrano Urzua, Reitor da Universidad Mesoamericana de Guatemala. Para o âmbito 3, sobre a qualidade da educação dos estudantes, a coordenação compete ao Professor José Humberto Flores, Vice-Reitor Acadêmico da Universidad Don Bosco de San Salvador. O Âmbito 4, Impacto na Sociedade, a coordenação cabe ao Professor Daniel Gustavo Llanos Erazo, Pesquisador do CINAJ da UPS de Ecuador. Finalmente, o âmbito 3, sobre as Redes IUS, a coordenação está a cargo do Professor Hemerson Pistori, da Universidade Católica Dom Bosco de Campo Grande, BR.

Cada coordenador de âmbito apresentou o estado em que se encontra o andamento do seu planejamento e as respectivas ações. Muito se caminhou e muito ainda é necessário caminhar.
Também se preparou a Sexta Conferência das IUS da América que acontecerá justamente em San Salvador no mês de outubro de 2015. Foram estabelecidas as responsabilidades e também o objetivo geral da mesma que é “conocer y socializar el trabajo efectuado en los 5 ámbitos acordados en la 5ª Conferencia realizada en Campo Grande y concordar las acciones futuras, para dar cumplimiento al Programa Común 4 (2013 – 2016) para las IUS de América”.

Agora só resta trabalhar para que a ação das IUS da América possam ser presença significativa em suas realidades, junto à juventude universitária americana.
Durante o encontro os participantes puderam visitar a Catedral de San Salvador e o túmulo onde se encontra o corpo de Don Oscar Romero que morreu assassinado por causa de sua defesa intransigente dos mais fracos na luta pela justiça.
Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>