Sintonia Online

Roma – 27/03/14 – CG27:O novo Conselheiro para a Formação é o indiano P. Ivo Coelho

Roma – 27/03/14 – CG27:O novo Conselheiro para a Formação é o indiano P. Ivo Coelho

(ANS – Roma) – O CG27 elegeu como novo Conselheiro Geral para a Formação o P. Ivo Coelho, atualmente Diretor do Estudantado Teológico Salesiano Ratisbonne, em Jerusalém e não-Capitular.

Terminada a votação e tendo sido o P. Coelho amplamente sufragado, o Reitor-Mor pôs-se imediatamente em contato com ele telefonicamente para perguntar-lhe se se dispunha a aceitar o resultado daa urna. O P. Coelho respondeu positivamente e a Assembleia, que seguia a ligação de viva voz, aplaudiu o seu assentimento: “Aceito a vontade do Capítulo e vejo nisso a vontade de Deus para mim e para a Congregação; e espero haver-me do melhor modo possível com seu auxílio e o de Deus, de Dom Bosco e de Maria Auxiliadora” – foram suas palavras.

O P. Ivo Nicholas Coelho nasceu em 15 de outubro de 1958 em Mumbai (ex-Bombaim), Índia. Tendo entrado no noviciado salesiano de Yercaud, em 1976, feitos os primeiros votos no dia 24 de maio de 1977 na mesma cidade e os votos perpétuos exatamente sete anos depois, em Mumbai, ele foi ordenado de sacerdote em 27 de dezembro de 1987, em Panjim.

Estudou Filosofia no Pontifício Ateneu “Jnana-Deepa Vidyapeeth”, de Pune, e Teologia no “Kristu Jyoti College”, de Bangalore. Obteve em 1994 o Doutorado em Filosofia na Universidade Gregoriana, de Roma, com tese sobre o pensamento do teólogo canadense Bernard Lonergan, entitulada “O Desenvolvimento da Noção do Ponto de Vista Universal no Pensamento de Bernard Lonergan: de ‘Insight’ a ‘Método em Teologia”.

No mesmo ano foi nomeado Diretor do Estudantado de Nashik, encargo que manteve até 2001; e também de 2008 a 2011 – tendo servido, nos anos intermédios, como Inspetor da Província da Índia-Mumbai.

Entre 2007 e 2008 fez parte da Comissão Pré-Capitular para o CG26, do qual participou desempenhando o cargo de moderador. Em 2011 adveio-lhe a nomeação de Diretor para o Estudantado Teológico Salesiano – Ratisbonne –, de Jerusalém.

O P. Coelho sucede no cargo ao P. Francesco Cereda, eleito ontem novo Vigário do Reitor-Mor.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>