Sintonia Online

Porto Alegre – Casa inspetorial – 03/05/14 – Primeiro dia da reunião das Equipes

Porto Alegre – Casa inspetorial – 03/05/14 – Primeiro dia da reunião das Equipes
Nos dias 03 e 04 deste mês acontece em Porto Alegre/RS, na Casa Inspetorial das Filhas de Maria Auxiliadora – FMA, a primeira reunião de equipes das inspetorias São Pio X (SDB) e N. S. Aparecida (FMA). No dia 03/05, inicialmente, bem acolhidos pela madre inspetora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA) Ir. Maria Floriani. Em seguida a Ir. Cristina ministrou a oração inicial, onde P. Asídio Deretti, SDB recebeu a imagem de N. S. Auxiliadora como protetora para a família salesiana, já que este ano assumirá como padre inspetor da inspetoria São Pio X.
Às 9h30min iniciou a palestra com o tema Dom Bosco: espiritualidade, pelo P. Osvaldo Bisewski. Ele mostrou o inicio da vida de Dom Bosco, lembrou a todos a necessidade de experenciar para viver Dom Bosco, como Dom Bosco fez com Cristo. Citou a necessidade de termos um projeto de vida e vivenciarmos isto em nossas casas. Dom Bosco já sabia o que queria ser, santo, desde seu “sonho dos nove anos”. Em seguida passou para a “nova realidade”, o mundo virtual, ou como nós salesianos devemos entender “o novo pátio”. Citou que no Brasil o Facebook é a rede social que mais cresce entre os jovens. Mostrou pesquisas feitas no colégio salesiano de Itajaí, e de grande alerta, mostrou que quanto mais as crianças crescem há um menor controle dos pais. E nós salesianos, de que rede social participamos? E qual é a visão deste jovem? Dinamizou o papel de Jesus em nossa vida, missão e na vida de Dom Bosco, “Eu sou o filho daquela a quem você reza três vezes ao dia”. Reforçou que a opção de Dom Bosco pelos jovens não é somente sociológica, e de fato, seu SIM ao chamado de Deus.  A evangelização tem um campo que precisa ser “lavrado”, na prática: pregar, curar e salvar. Em cima deste tópico os grupos foram separados e discutiram por alguns minutos como trabalhar esse cultivo com crianças, adolescentes, jovens e famílias. Encerrou-se a manhã com uma oração e após o almoço. A tarde as equipes, divididas em Articulação da Juventude Salesiana(AJS), Animação Vocacional(AV), Animação Missionária(AM) e Comunicação Social(CS), executaram trabalhos em suas respectivas ações. Encerrando o dia, a santa missa, presidida pelo P. Volnei Rafael Sevenhani, co-lebrantes: P. Dirceu Fernando Belotto, P. Evaldo Nogueira da Silva e Diácono Juracir Deretti; e a animação pelo L. Anderson e irmãs da FMA.
Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam
Correção: Julio Daniel G. B. – Instituto Laura Vicuña- Uruguaiana/RS
Galeria de Imagens
Comentários

2 comentários em “Porto Alegre – Casa inspetorial – 03/05/14 – Primeiro dia da reunião das Equipes

Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora Ponta Grossa disse...

03/05/2014 às 21:18

Muito boa a reunião e os belos esclarecimentos do P. Osvaldo sobre Dom Bosco e suas pesquisas sobre a realidade juvenil e a internet, nosso novo pátio de missão.
Jackson
Ponta Grossa/PR

Responder

Gisele Mendes disse...

05/05/2014 às 10:28

Muito bom ver a família salesiana em sintonia. Parabéns aos organizadores, foi um ótimo encontro!

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>