Sintonia Online

Edebe-Brasil apresenta inovação no segmento de educação digital

A Editora Edebe-Brasil apresenta na Educar/Educador-Bett 2014 ferramentas e plataformas pioneiras, como o Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas.

 

Uma nova perspectiva na utilização de recursos digitais para o segmento educacional. É o que apresenta a editora Edebe-Brasil aos participantes da Educar/Educador-Bett 2014, que será realizada nos dias 21 a 24 de maio próximos no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

“Vamos apresentar o conceito da Edebe, uma editora que já nasceu com a vocação digital e oferece uma solução completa para as escolas: uma plataforma de gestão acadêmica e pedagógica, formação online para os educadores e material didático digital (MDD), composto pelo livro digital e caderno interativo”, afirma Cíntia Bagatin Lapa, gerente editorial da Edebe-Brasil.

No stand da Edebe no evento, tudo será apresentado virtualmente. “Vamos mostrar como os recursos tecnológicos podem ser utilizados pela escola, independentemente da tecnologia escolhida (TV, data show, notebook, tablete etc.)”, completa Cíntia. Nas bancadas, serão disponibilizados tablets de várias marcas para que o público possa navegar à vontade no material. Quem visitar o stand da Edebe poderá contar com uma equipe treinada, que estará disponível nos quatro dias do evento para auxiliar a navegação na plataforma de gestão acadêmica e pedagógica, no MDD e na escola virtual, além de apresentar os detalhes do projeto.

A Edebe-Brasil participará também da programação Learn Live, na Arena principal da Bett 2014. No dia 21 de maio, às 15h30, Cíntia Lapa fará uma exposição sobre a editora e o projeto educacional integrado que a empresa traz para o Brasil.

 

Parceria Brasil-Espanha

A Edebe-Brasil foi lançada oficialmente em 21 de novembro de 2013, mas é fruto de um trabalho de mais de quatro anos, realizado em parceria pela Rede Salesiana Brasil (RSB) e pela Sociedade São Francisco de Sales de Barcelona, que coordena a editora espanhola Edebé.

Em 2010, uma comitiva da RSB foi a Barcelona conhecer o trabalho que vinha sendo desenvolvido pela Edebé espanhola, que já dispunha à época de ferramentas e plataformas pioneiras no segmento de educação digital. No decorrer de 2011, foram realizadas várias reuniões virtuais e presenciais entre a Edebé e a Rede Salesiana Brasil, até que, em março de 2012, a RSB aprovou em assembleia a efetivação da parceria. “A partir disso, desenvolvemos um plano de trabalho muito amplo e rigoroso na construção do Material Didático Digital da Rede Salesiana de Escolas (RSE), que é o primeiro produto da Edebe-Brasil”, afirma padre Nivaldo Luiz Pessinatti que, juntamente com a irmã Ivanette Duncan de Miranda, compõe a Diretoria-executiva da RSE.

Foi formada uma equipe editorial, com profissionais qualificados e experientes no mercado, para produzir os conteúdos do material didático de acordo com a realidade brasileira e a experiência de mais de dez anos da RSE. A Edebe-Brasil também formou novas parcerias para oferecer o melhor suporte digital às escolas, como a plataforma de gestão educacional Esemtia. “O principal diferencial da Edebe-Brasil é que ela se apresenta no mercado como uma editora que já nasceu digital. Essa é sua originalidade e importância”, completa o padre Nivaldo Pessinatti.

 

Edebe e Rede Salesiana de Escolas

Os primeiros projetos da Edebe-Brasil são direcionados à Rede Salesiana de Escolas e contemplam o Esemtia, uma plataforma de gestão acadêmica com o intuito de facilitar o trabalho dos gestores e integrar as comunidades educativas pastorais salesianas, e o Material Didático Digital (MDD) da Rede, que começou a ser implantado este ano. Os recursos apresentam navegação fácil e intuitiva, incorporam várias linguagens e favorecem o estudo colaborativo.

O MDD é composto pelo livro didático digital e pelo caderno interativo. “Ambos permitem o acesso às informações em tempo real, direcionando para os assuntos mais importantes do momento em cada disciplina. É um material interativo que aproxima o aluno da realidade com a qual ele está acostumado. O livro digital apresenta diversos links que remetem às informações na rede, atividades, vídeos, imagens, entre outros. Já o caderno interativo permite ao aluno realizar atividades sobre os conceitos que estão sendo estudados, obtendo o retorno do que foi feito”, considera Cintia Lapa.

A implantação do MDD será gradativa na Rede Salesiana. Neste ano, foi disponibilizado para as unidades da RSE o material para o 6º ano do ensino fundamental II e 1º ano do ensino médio. Em 2015, será oferecido para o 7º ano do fundamental e 2º ano do ensino médio, fechando o projeto em 2016 para o 8º, o 9º ano do ensino fundamental II e o 3º ano do ensino médio.

Mesmo estando no começo da implantação, o projeto já alcança milhares de estudantes salesianos, com retorno muito positivo das comunidades. “Nestes primeiros meses de uso do MDD, tivemos mais de 65 mil downloads dos livros digitais entre os educandos e os educadores. Hoje o projeto conta com mais de 12 mil alunos e 2.642 educadores, coordenadores e diretores utilizando o material”, informa Edevaldo Gaudencio, coordenador de TI da RSE.

 

Serviço

Edebe-Brasil na Educar/Educador-Bett 2014

Dias 21 a 24 de maio de 2014

Stand 4

Centro de Exposições Imigrantes

 

Mais informações à imprensa:

Ana Cosenza

Assessora de Imprensa – Rede Salesiana de Escolas

www.rse.org.br

e-mail: imprensa@rse.org.br

Tel.: (11) 98709-5357

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>