AJS

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 22/05/2014 – Jovens desenham santos salesianos por devoção e missão.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 22/05/2014 – Jovens desenham santos salesianos por devoção e missão.

No mês dedicado à Maria, mãe e mestra de São João Bosco e próximo do dia em comemoração à Nossa Senhora Auxiliadora dos Cristãos, dois jovens da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora usam do seu talento com o lápis para transmitir a fé. Com desenhos no estilo “mangá”, de traços livres e marcantes, estes jovens usam do talento manual para evangelizar outros jovens e dos santos do devocionário salesiano para “ser jovem junto aos jovens”. Rhamon Matheus Delfino (17 anos) e Juliana Ignácio (14 anos), respondem algumas perguntas e demonstram o carinho pela família salesiana. Prestes a comemorarmos o bicentenário do nascimento de São João Bosco, ver jovens talentosos assim, nos faz acreditar ainda mais na juventude tão amada por Dom Bosco.

Rhamon já desenhou, em uma visita pastoral do Sr. Bispo diocesano Dom Sergio Arthur Braschi, o próprio bispo e entregou o desenho ao mesmo, recebendo sua benção e agradecimento pelo belo trabalho. A motivação para Rhamon fazer desenhos de santos católicos é poder criar e reviver os santos no papel. “Desenhar é a maneira de me expressar e criar um mundo só meu. Ser livre.”, disse o jovem. E acrescentou sobre o que espera com seus desenhos “Que meus desenhos sejam passados para uma nova geração com o intuito de fazer com que eles possam criar um mundo melhor, pois isso só depende deles (nova geração).” Argumentado sobre por que desenhar Dom Bosco, disse “Para que ele seja imortal, e que ele deveria ensinar como é que se faz para todos…” Conheça um pouco mais sobre o jovem Rhamon Matheus Delfino, 17 anos, filho de Claudia Mara e Valdimir Delfino (atuantes na comunidade N S Aparecida) e que vem atuando na pastoral catequética, pastoral de coroinhas e já participou da pastoral familiar.

Já para a jovem Juliana, há pouco tempo nesta paróquia, escolher o estilo mangá representa: “um estilo japonês que eu me identifiquei melhor, é simples de desenhar e ao mesmo tempo consegue se expressar com mais detalhes.” Perfeccionista, a jovem desenha para divulgar seu trabalho e é através dos desenhos de santos que ela pode evangelizar, demonstrando esses “grandes exemplos que tiveram a vida em serviço a Deus e ao próximo.” Para ela, desenhar “representa praticamente tudo. Tenho uma imaginação muito fértil e uma criatividade razoavelmente grande. Então é um jeito que eu encontrei de me expressar e também é algo que eu gosto bastante de fazer.” A expectativa da jovem é poder exercer a carreira de desenhista e, se puder, com este dom que Deus lhe deu, servi-lo representando santos e até mesmo a Virgem Maria, buscando evangelizar os jovens. Para ela, desenhar os santos salesianos foi “Uma espécie de superação conseguir desenhar Dom Bosco e São Domingos Sávio, já que tenho ainda certa dificuldade em desenhar homens/garotos. Mas com um empurrãozinho de Deus consegui terminar os desenhos quando estava desistindo e fico feliz pelo trabalho ter sido satisfatório para mim.” E acrescenta, “Dom Bosco é o criador da ordem dos salesianos, ele amava o trabalho com jovens, foi realmente muito especial desenhá-lo.”

Conheça um pouco mais sobre Juliana Ignácio, 14 anos, filha de Vera Lucia Prestes Rosa e Edson Fernando Nunes (atuantes na comunidade matriz), que já participou do grupo de jovens da São Domingos Sávio e no momento procura uma pastoral ou movimento em que se identifique.

 

Colaborador(a): Jackson Rodrigo Eidam

Correção: Maria Cristina Piotrovski

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>