Sintonia Online

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 24/05/2014 – P. Asídio toma posse como Inspetor no meio dos jovens

Porto Alegre – Casa Inspetorial – 24/05/2014 – P. Asídio toma posse como Inspetor no meio dos jovens

A Inspetoria Salesiana de Porto Alegre realizou no dia 24 de maio, festa de Nossa Senhora Auxiliadora o Encontro Inspetorial dos jovens que participaram da Jornada Mundial da Juventude e a tomada de posse do P. Asídio Deretti como novo Inspetor e do P. Gilson Marcos da Silva como Vice-Inspetor.

O encontro iniciou as 9h no salão do Colégio Dom Bosco de Porto Alegre. Os jovens participantes vieram das diversas Obras da Inspetoria. Houve um momento de descontração seguida da oração, preparada pela AJS de Joinville. A seguir o P. Edvaldo Nogueira da Silva fez uma retrospectiva da participação dos jovens na Jornada Mundial da Juventude. Usou como palavras chave a fé, a esperança, a caridade e a santidade. Fez algumas perguntas sobre o que é a fé, como se demonstra a fé: em casa, no grupo e como cada um vivenciou no JMJ. Sobre a esperança, apresentou Maria como modelo. Os jovens formaram grupos para escrever o que é a esperança. Sobre a santidade+alegria citou D.Bosco: a santidade consiste em estarmos sempre alegres e em cumprir os próprios deveres. Sobre a caridade apresentou um vídeo com a proposta do Papa Francisco.

No almoço houve uma apresentação de danças folclóricas gauchas pelo grupo “Invernada Juvenil da Pousada da Figueira de Viamão”. Na parte da tarde os jovens foram distribuídos em grupos para oficinas com temas específicos:

     1. Projeto de Vida: P. Assis Moser

     2. Voluntariado: Patrícia e Rodrigo

     3. Realidade Juvenil: P. Dirceu Fernando Bellotoe Giovane de Souza

     4. Santidade é Alegria: Ir. Anderson de Jesus Leal e Isabelle

     5. Comunicação: P. Tarcizio Paulo Odelli

     6. Dom Bosco (Oratório): P. Osvaldo Bisewski

     7. Espiritualidade Juvenil Salesiana (EJS): Ir. Adriana Bueno

     8. Protagonismo Juvenil: P. Tiago Rodrigues Lopes e S. Luiz Antonio Opata

As 18h aconteceu a celebração da tomada de posse do novo Inspetor. O P. Orestes Carlinhos Fistarol presidiu a missa e após o evangelho o P. Asídio e o P. Gilson  fizeram a profissão de fé. A partir da ai o P. Asídio passou a presidir a celebração. Na homilia o P. Orestes destacou alguns pontos do seu governo como Inspetor de 2008 a 2014. Estavam presentes salesianos, membros da Família Salesiana  e os jovens, além de pessoas da Comunidade paroquial. No final da celebração falaram os Inspetores de Belo Horizonte e de São Paulo, P. Nilson e P. Edson. Depois o P. Asídio fez o seu discurso de posse. Em seguida os jovens de Viamão conduziram a coroação de Nossa Senhora. P. Asídio e P. Gilson foram convidados para coroar o menino Jesus e Maria.

No salão paroquial aconteceu o jantar de confraternização seguido do show de mágicas, conduzido pelo ex-aluno salesiano uruguaio, Daniel Ketchedjian. A noite foi encerrada com o boa noite do P. Asídio e por um número de dança de rua, executado pelo grupo de jovens de Viamão.

Veja e copie as fotos nos seguintes links:

Fotos P. Tarcizio: https://www.flickr.com/photos/103429394@N07/sets/72157644418767698/

https://www.flickr.com/photos/103429394@N07/sets/72157644832736534/

Fotos do P. Dácio: https://www.flickr.com/photos/103429394@N07/sets/72157644418861059/

 

Galeria de Imagens
Comentários

2 comentários em “Porto Alegre – Casa Inspetorial – 24/05/2014 – P. Asídio toma posse como Inspetor no meio dos jovens

Renildo da Rosa Medeiros disse...

25/05/2014 às 13:43

Fico feliz em ver o grande Padre Asídio Dereti assumindo o cargo de Inspetor desta abençoada Congregação Salesiana do Sul do Brasil. Um forte abraço querido Padre. Tenho certeza absoluta que Deus estará sempre no comando te guiando nesta nova caminhada importantíssima da sua vida.
Um fortíssimo Abraço Amigão dos tempos de Ponta Grossa-PR.

Responder

Leni M. Spanivello C. da Rosa disse...

25/05/2014 às 18:33

Meu forte abraço ao Pe. Orestes Carlinhos Fistarol por todo o trabalho que realizou como Inspetor Salesiano durante esses 6 anos. Deus o acompanhe sempre.
Ao Pe. Asidio Deretti e ao Pe. Gilson Marcos da Silva, o meu carinho e a minha confiança, na certeza de que saberão conduzir os trabalhos com muita bondade e animação. Sucesso aos dois. Contem com o meu trabalho e o meu apoio.

Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>