Sintonia Online

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 03/07/14 – GRUPO DE FILÓSOFOS

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 03/07/14 – GRUPO DE FILÓSOFOS

Os alunos da 1ª e 2ª séries do Ensino médio, do Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul-SC, iniciaram, no dia 03 de julho de 2014, o Grupo de Filósofos. O grupo é composto por alunos que têm o desejo e o objetivo de aprofundar os estudos filosóficos, refletindo a realidade social, conscientizando-se e procurando melhorias para a mesma. Ele surgiu após o convite do professor de filosofia, Jean Farias, para participar da olimpíada de filosofia que ocorrerá, em setembro, no Estado do Rio Grande do Sul. Os alunos, chamados de “FILÓSOFOS”, refletiram, no primeiro encontro, o Tema da olimpíada: “Qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos?”. Indagaram sobre o tema e elencaram alguns conceitos básicos como ponto de partida. Os “filósofos” terão encontros semanais para estudarem textos indicados pela olimpíada, debaterem os temas atuais da sociedade e realizarem, no mês de setembro, um seminário filosófico envolvendo todos os alunos das séries do Ensino Médio. No seminário, serão debatidos alguns temas atuais que os próprios alunos indicarão.

Para o aluno João Nunes, da 2ª série do EM, o início do grupo surgiu a partir de uma ideia fundamentada e com uma importância significativa, com alunos dedicados e focados nos objetivos apresentados pelo professor, mas, também, pelo próprio grupo. Avaliou o encontro como muito promissor, pois discutiram alguns assuntos importantes de uma forma saudável e divertida.

O professor Jean Farias afirma que o grupo de filósofos será protagonista de todo o projeto e realizará trabalhos com os alunos do colégio. Os “filósofos” têm como meta implantar a olimpíada de filosofia, no Estado de Santa Catarina, e participar da olimpíada Latino Americana de Filosofia, em 2015. Analisa o trabalho como gratificante, pois auxilia a juventude no processo do pensamento, desenvolvendo a importância da consciência crítica e procura auxiliá-los, nas descobertas e nas análises dos temas atuais.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>