Sintonia Online

Alvorada (RS) – Animação Missionária Juvenil – Abertura e primeiros dias de missão

Alvorada (RS) – Animação Missionária Juvenil – Abertura e primeiros dias de missão

“Santidade é alegria”!!!

Com esse clima de alegria, demos início à caminhada da AMJ no Estado do Rio Grande do Sul. No dia de ontem, 20, o padre Asidio Deretti, Inspetor, presidiu a celebração Eucarística de abertura da AMJ/RS 2014.

Hoje, segunda, os jovens foram motivados para a sua nova missão, o trabalho na comunidade São Pedro, de Alvorada. Iniciamos a manhã com a oração, animando-os para a missão, sendo entregues os “Kit’s Missionários”, contendo a mochila, a squeeze, a Bíblia e a camiseta. Em seguida, aconteceu a formação sobre a visita nas casas e como se portar nas mesmas. A tarde, os jovens se dirigiram à comunidade para o primeiro contato com as famílias e a presença no oratório. À noite os jovens partilharam de suas experiências, transmitindo aos outros jovens sua visão do dia, onde cada assessor preparou um momento de espiritualidade. O Pe. Dirceu, coordenador da AMJ/RS, e o Diácono Magnus proferiram as palavras de boa noite aos jovens.

Alegria, festa, céu!

Foram com estas palavras que iniciamos o terceiro dia de missão com os jovens que disseram sim ao projeto missionário salesiano em Alvorada, Rio Grande do Sul.

Na oração da manhã os jovens foram conduzidos em uma pequena reflexão, orientada pelo P. Dirceu, coordenador AMJ/RS, e o Salesiano Teylor, onde os mesmos apresentaram aos jovens um pouco da história de santidade de Laura Vicuña, Domingos Sávio e Zeferino Namuncurá.

Logo em seguida, os jovens foram divididos em oficinas para um momento de formação. Na primeira oficina, coordenada pelo Diácono Magnus, os jovens conheceram, refletiram e partilharam sobre os elementos da espiritualidade salesiana. Na segunda oficina, coordenada pelos salesianos Leandro e Teylor, os jovens foram levados a entender um pouco mais sobre a liturgia da missa.

No horário do almoço, foi realizada a comemoração surpresa do aniversário da Ir. Heide, FMA. Os jovens prepararam balões, músicas e um cartão para entregar à irmã, juntamente com dois deliciosos bolos.

No período da tarde os jovens retornaram as visitas as famílias do bairro São Pedro e ao Oratório festivo. Ao chegarem na comunidade varias crianças já estavam a espera dos jovens missionários, como também nas casas as famílias já estavam ansiosas a espera da visita do mesmos.

No momento de partilha de suas experiências durante a Celebração Eucarística os jovens relataram as suas experiências e se emocionaram ao contarem aos seus companheiros de missão como foi a trabalho missionário de cada dupla e como foram acolhidos tanto pelas crianças como pelas famílias.

PARA QUE DEUS ME CHAMA?

Neste quarto dia de missão conduzimos os jovens para esta reflexão onde refletimos durante todo o dia as palavras Escolha, Caminho e Missão, tendo sempre presente à imagem de Maria, que deu inicio ao projeto de ser missionária e respondeu sim ao projeto que Deus tinha para sua vida, um sim na alegria e no sofrimento, ou seja, de sua gestação até a cruz de Jesus.

Foi realizada a contagem das casas visitadas nos dois primeiros dias de missão. Ao total foram 75 casas visitadas.

Ajudamos os jovens a pensar sobre o chamados que Deus nos faz e que cabe a nós responder esse chamado, pois Deus espera de cada um de nós uma resposta simples, sincera e pessoal.

No período da tarde os missionários dividiram-se em dois grupos: o primeiro grupo participou do oratório festivo com as crianças do bairro São Pedro, onde os jovens fizeram brincadeiras, jogos e danças com as crianças presentes, o segundo grupo reuniu-se com os assessores para juntos preparem atividades para uma gincana que se realizará no sábado, ultimo dia de missão.

Neste dia não houve visita às casas, devido a chuva muito forte.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>