Sintonia Online

Itajaí – Colégio Salesiano – 07/2014 – Carta da Terra

Itajaí  – Colégio Salesiano – 07/2014 – Carta da Terra

Nos meses de junho e julho o Salesiano foi uma das escolas do Brasil que recebeu o Projeto Cidadão Global Carta da Terra. Os alunos de 7º, 8º e 9º ano tiveram encontros semanais com Elif Gokun, da Turquia; Andreanne Jean, do Canadá e Ricardo Haro, do México; intercambistas da AIESEC, organização juvenil e instituição de intercâmbio que organizou o projeto.

O projeto tem o objetivo de disseminar o conteúdo da Carta da Terra, conscientizando e chamando à ação estudantes a partir de 12 anos, para a construção de um mundo melhor. A Carta da Terra é a declaração de princípios éticos fundamentais para a construção, no século XXI, de uma sociedade global justa, sustentável e pacífica. Foram 5 aulas em cada turma, no 7º e 8º ano durante as disciplinas de Geografia, com os professores Francine e Fábio; e no 9º ano na disciplina de Ciências com a professora Rejane.

Os temas trabalhados com os alunos foram Integridade Ecológica; Democracia, não-violência e paz; Justiça Social e Econômica e Respeito aos Seres Humanos e Comunidades de Vida. Maria Luisa Alves, coordenadora do Projeto Carta da Terra em Itajaí e Balneário, explica que o projeto aconteceu em 25 cidades do Brasil. Os intercambistas participaram de treinamentos antes de entrar em sala de aula. Segundo ela o foco era fazê-los ajudar os estudantes a perceber como eles podem fazer a diferença, mesmo tendo pouca idade, e entender também que eles têm responsabilidades com o mundo.

Na despedida, os intercambistas receberam uma homenagem dos professores e um broche de “educador salesiano”, pela maneira como trabalharam e envolveram os alunos. Elif Gokun, intercambista da Turquia, despediu-se dizendo esperar que os alunos tenham entendido que podem fazer pequenas coisas e que juntas as pequenas atitudes podem fazer grandes mudanças. “Se eles acreditarem nisso eu fiquei feliz”, conclui.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>