RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 16/08/14 – AULÃO COM BINGO E CAFÉ FILOSÓFICO

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 16/08/14 – AULÃO COM BINGO E CAFÉ FILOSÓFICO

Os alunos da 3ª série do Ensino médio, do Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul-SC, participaram, no dia 16 de agosto de 2014, do “AULÃO” de filosofia. O “aulão” consiste numa manhã de aula intensiva. O professor de filosofia, Jean Farias, trabalhou com os alunos a História da Filosofia, destacando os principais períodos, que vai do Antigo ao Contemporâneo. A modalidade desempenhada foi um bingo filosófico. Anteriormente o “aulão”, os alunos estudaram, em casa, o material didático entregue pelo professor, para facilitar na dinâmica do bingo. Para o educador, foi um momento rico na construção do conhecimento e na aprendizagem dos períodos filosóficos. Após o bingo, o tema, Liberdade e Tráfico Humano, foi analisado, refletido, questionado, fundamentado, por meio do café filosófico. O conteúdo liberdade foi desenvolvido no segundo bimestre, por isso os alunos, sabedores e conscientes dos conceitos referentes à liberdade, relacionaram a liberdade com o tema da Campanha da Fraternidade 2014.

Para a aluna Thaís de Oliveira Vieira, o aulão de filosofia foi extremamente construtivo por utilizar o estudo de forma dinâmica, fazendo com que o conteúdo fosse mais descontraído. Afirma que o aulão fortaleceu os laços da turma, por interagiram uns com os outros.

O aluno Felipe Weiss afirma que aulão de filosofia foi muito mais além de uma simples aula de filosofia, foi um aprendizado para a vida de cada aluno. Assuntos que são polêmicos atualmente foram debatidos, refletindo e trabalhando as mentes para melhor vivenciar as dificuldades que a vida apresenta.

A aluna Letícia Sousa resumiu o aulão nas seguintes frases: “questionar, refletir e argumentar marcaram intensamente o nosso aulão de filosofia. Onde a experiência filosófica possibilitou que o aprendizado se construísse significativo e dinâmico. Afinal de contas, expressarmos o que acreditamos, seja por nossas opiniões ou juízos de gosto, preserva valores dignos e constrói uma consciência critica e independente. Conforme as horas passavam, a quebra de paradigmas desmistificava realidades da nossa vida cotidiana e, sobretudo, fomentava a necessidade de desvincular-se de padrões pré – estabelecidos. Certamente, construímos um cenário filosófico, como uma experiência marcante e extremamente construtiva!”

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>