RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 27/08/14 – I SEMINÁRIO DE FILOSOFIA: Uma Educação de Qualidade na formação do Caráter Humano

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 27/08/14 – I SEMINÁRIO DE FILOSOFIA: Uma Educação de Qualidade na formação do Caráter Humano

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco, em Rio do Sul-SC, participaram do I Seminário de Filosofia, no dia 27 de agosto de 2014. O evento foi promovido pelo Grupo de Filósofos, da escola. O tema foi a Educação de Qualidade como influência na formação do caráter. Fizeram-se presentes, além dos alunos, o diretor, as coordenadoras: administrativa e pedagógica, e alguns professores.

Os estudantes, participantes do grupo de filósofos, no primeiro momento, apresentaram o texto com os fundamentos e reflexões sobre o tema. Seguindo o tema da V Olimpíada Latino Americana de Filosofia (qual o caminho para a reconstrução de nós mesmos?) defenderam a tese que para reconstruir o que já foi construído é necessária uma educação de qualidade que influenciará na formação do caráter humano. No segundo momento aconteceram as interferências dos presentes.

Durante a apresentação, os participantes realizavam perguntas e complementações.  Mentes pensantes e reflexivas compartilharam conceitos, e debateram concepções próprias no que diz respeito a uma educação de qualidade familiar e escolar.

Ao longo dos debates do grupo surgiu a ideia de fazermos um seminário, no qual o tema principal seria de escolha dos próprios alunos. Realizamos pesquisa e o assunto mais votado foi educação de qualidade. Com o tema em mãos foi necessário elaborar um texto abrangendo desde o conceito de educação até os caminhos para uma educação de qualidade. Esse seminário me ajudou a refletir mais sobre um tema tão comum na sociedade atual, e poder entender um pouco melhor tudo isso. Relata o aluno Henrique Zandonai, da 1ª EM, membro do grupo de filósofos.

Para a aluna da 2ª EM, Letícia Weiss, o I Seminário de Filosofia foi uma excelente oportunidade para todos os participantes, Com tema trabalhado todos os presentes puderam tirar suas dúvidas, e debatê-las com os “filósofos”, estimulando cada vez mais os educandos a refletirem sobre o assunto, conseguindo assim atingir o objetivo central da filosofia. Proporciono, também, uma mudança de pensamento, sobre a qualidade de ensino que nós tanto julgamos.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>