AJS

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 13e14/09/2014 – AJS de Ponta Grossa promove retiro para jovens.

Ponta Grossa – Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora – 13e14/09/2014 – AJS de Ponta Grossa promove retiro para jovens.

No segundo final de semana do mês de setembro, mês da Bíblia, a Articulação da Juventude Salesiana (AJS) promoveu um retiro para jovens e adolescentes da paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. “Então gente, tipo eu só tenho que agradecer a Deus, porque acho que não tem outra explicação pra o que aconteceu nesse retiro; eu estava bem animada, muito emotiva e isso fez com que eu fizesse novos amigos e me aproximasse mais daqueles que já eram. Então quero agradecer a DEUS por ter levado vocês até lá, um beijo para cada um e que a gente se encontre logo…” Letícia Ribeiro, jovem da comunidade N Sra do Rocio, integrante da AJS. Iniciado com uma calorosa acolhida, que contou com a ajuda de membros do Grupo de Oração Jovem (GOJ) Sentinelas da Manhã, o cronograma do retiro foi dividido em momentos de louvor e animação, oração, palestra, oficinas, partilha e também muita descontração, fotografias e lanche.

Logo no início das atividades, com uma oração do Evangelho de São Marcos 4,35-41, onde comparados a um barquinho, os adolescentes oraram e “abrindo o coração” pediram a Deus para que os guiasse. Divididos em três grupos, os jovens participaram de seis oficinas durante os dois dias, com os temas: redes sociais, sociedade, comunidade, amizade, família e relacionamentos. As oficinas foram bem organizadas e muito importantes, pois fazem parte da realidade, não só juvenil, mas de todos, “colocamos em pauta as cruzes da nossa vida”, afirma P. Thiago. Os participantes tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre os ritos e símbolos litúrgicos na ‘missa teatral’, presidida pelo Frei Gabriel, que sabiamente usou a comparação da missa com um aniversário. Também puderam ter uma experiência nova diante de Jesus Eucarístico, fazendo exame de consciência, confissão e adoração, durante a celebração penitencial, na noite do sábado.

Encerrando o retiro, P. Thiago presidiu a missa do domingo, dia que celebramos a Exaltação da Santa Cruz, e em sua homilia, citou momentos marcantes da vida de Dom Bosco, “… Dom Bosco escolhe salvar almas… Percebe que se aqueles jovens estão morrendo lá fora é porque falta alguém olhando por eles… Ele soube carregar sua cruz, ele soube olhar para a meta, não foi compreendido no tempo dele, com certeza, a loucura da cruz…”, disse o padre. Através deste retiro, os jovens refletiram sobre sua maneira de ser um jovem cristão, de ter atitudes cristãs no dia a dia, conforme suas cruzes, dificuldades e também, suas alegrias.

Colaborador(a): Alexsandra Denise Pereira

Correção: Maria Cristina Piotrovski

Mais fotos, vídeos e informações paroquiais acessem: http://pgpnsa.blogspot.com

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>