Sintonia Online

Quito – 28/09 a 01/10/14 – Encontro Continental dos Delegados Inspetoriais para a CS

Quito – 28/09 a 01/10/14 – Encontro Continental dos Delegados Inspetoriais para a CS

Realizou-se em Quito (Cumbayá) de 28 de setembro a 1º de outubro o Encontro Continental dos Delegados para a Comunicação Social (CS). O evento foi coordenado pelo P. Filiberto González, Conselheiro Geral para a CS. Estiveram presentes Delegados e Delegadas das diversas Inspetorias Salesianas que compõem o continente americano, desde os Estados Unidos até à Argentina. Do Brasil estavam presentes: P. Tarcizio Paulo Odelli (Porto Alegre), P. Edmilson de Moraes (São Paulo) Ir. Cledson Martas Rodrigues (Belo Horizonte), Ir. Gillianno Mazzetto (Campo Grande), Jakeline Lira G. de Magalhaes (Recife) e Daniel Oliveira da Cunha (Manaus).

O encontro iniciou no dia 28, tendo como objetivos estabelecer as prioridades e as atitudes de comunicação que guiarão os Planos Inspetorias de CS do presente sexênio; conhecer  a nova organização das áreas do SSCS surgidas do Projeto do Sexênio do Reitor-mor e seu Conselho a partir do  CG27; Valorizar as melhores práticas da CS de cada Inspetoria e colaborar com propostas para enfrentar os principais desafios; tomar consciência dos valores e desafios das redes sociais para a educação e evangelização dos jovens. P. Filiberto apresentou no primeiro dia o Projeto do sexênio e as novidades do Sistema Salesiano de CS, no sentido de posicionar a formação, promoção da arte e cultura. Foi feita a atualização da ficha de dados da CS das diversas Inspetorias presentes.

Na parte da tarde as Inspetorias apresentaram o que estão fazendo para o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco, as melhores práticas da comunicação, bem como um desafio que enfrentam na área da CS. A jornada foi encerrada com a celebração da eucaristia e à noite os participantes assistiram alguns vídeos feitos pelas Inspetorias.

O segundo dia iniciou com a celebração da eucaristia em português, presidida pelo P. Tarcizio e concelebrada pelos P. Edmilson e Daniel com a colaboração dos demais participantes do Brasil.

A seguir iniciaram os trabalhos da manhã, com a apresentação de duas experiências: “Alcances e limites das redes sociais para a educação e evangelização dos jovens”, apresentado por Milton Cerda, da Inspetoria do Equador. O Ir. Cledson Martas Rodrigues apresentou a experiência da Cisbrasil:  ”a passagem do Boletim Salesiano analógico para o digital e apresentação das Redes”. A parte da tarde foi dedicada para conhecer a experiência da Comunicação Social salesiana do Equador. Visitamos a Gráfica Kennedy e os centros de produções audiovisuais e as editoras salesianas de Quito. Houve o lançamento de três livros e de um vídeo com biografias de salesianos missionários no Equador.

No dia 30 fomos a Cayambe, onde visitamos a Obra Salesiana, com a experiência de uma casa de campo, emissora de rádio da Casa Campesina. A parte da tarde foi dedicada para um passeio cultural à Otavalo, San Antonio de Ibarra e ao lago Cuicocha.

O encontro encerrou-se na manhã de 01 de outubro, com a celebração da eucaristia, presidida pelo P. Filiberto.

Foram retomados os trabalhos com o tema “Códigos de conduta para a participação de salesianos e colaboradores nas redes sociais: perspectiva educativa, evangelizadora e institucional”. Foi feito trabalho em dois grupos: um formado pelos salesianos e o outro pelos leigos presentes no encontro. No plenário foi apresentada a síntese deste trabalho e elementos de atualização, acordos e compromissos.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>