Sintonia Online

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 06/10/2014 – As fases da alimentação

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 06/10/2014 – As fases da alimentação

Depois de entender como acontece o processo de gestação, a turma do Infantil II da professora Lisandra segue com o Projeto “Espaço Quentinho”. Em uma atividade diferenciada, envolvendo as mães, foi trabalhado com as crianças o tema alimentação, da fase infantil até adulta.

Cada fase tem um tipo de alimento necessário para o desenvolvimento da criança. Amamentação, papinhas, frutas, e depois, a comida em geral. Os alunos tiveram um momento especial para entender que agora eles não precisam mais da mamadeira, por exemplo e que alimentos como sopas, frutas e até os bolos, como o de laranja, nutrem e colaboram mais para o crescimento.

Inicialmente, eles tiveram contato com duas mães que levaram seus bebês para falar um pouco sobre a alimentação deles. De acordo com a professora Lisandra, “Nessa fase, as crianças precisam vivenciar os momentos e realizar atividades concretas, como ver um bebê de verdade”. O momento serviu para demonstrar como além da mudança física ocorre a mudança das necessidades alimentares com o decorrer do desenvolvimento de cada um.

Os alunos também foram surpreendidos com o lanche preparado pelas mães, contendo tudo que eles aprenderam. Eles aproveitaram muito bem o momento e adquiriram novos conhecimentos, como afirma Arthur Ghidini Saueressig, “Eu aprendi que as frutas são saudáveis, gostei da minha mãe ter vindo, pois ela ficou feliz quando eu comi sopinha, maçã, banana e o bolinho”.

Segundo as mães que participaram, o grande diferencial do trabalho foi exatamente trazer elas para participar das ações da escola.  Mesmo que todas não puderam participar, as crianças se viram representadas. Segundo a mãe, Fernanda Ghidini, “O que eu acho mais importante nessa atividade é a troca de informações entre as próprias crianças, nós sempre incentivamos, mas eles vendo o outro comer se sentem motivados e acabam experimentando novos sabores que às vezes a gente não consegue convencer no dia a dia”.

A responsabilidade sobre a alimentação da criança é dos pais. São eles que preparam os alimentos, que cuidam e que realmente sabem o tipo de alimento desejam para seus filhos. São as mães que colocam porções de amor no alimento que eles consomem a cada fase da vida e que desejam ver eles saudáveis. Foi essa ideia que a atividade quis passar aos pequenos que adoraram e corresponderam positivamente ao trabalho desenvolvido.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>