Sintonia Online

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 21/10/2014 – Festival de Curtas Dom Bosco

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 21/10/2014 – Festival de Curtas Dom Bosco

Motivar os alunos a desenvolverem talentos, através da arte cinematográfica, estimular a criatividade, desenvolver o trabalho em grupo e enaltecer a literatura como arte de expressão. Esses foram os objetivos da 3° edição do Festival de Curtas Dom Bosco. O evento foi realizado na Capela da escola e aberto ao público.

Foram 20 vídeos inscritos. Desses, oito foram selecionados, quatro deles entre os alunos da 8° série do Ensino Fundamental e 1° ano do Ensino Médio, e os outros quatro, entre os alunos do 2° e 3° anos do Ensino Médio. Inspirados em grandes obras literárias, os estudantes produziram os filmes de Curta-Metragem.

Os alunos realizaram algumas leituras. A partir do eixo literário escolhido, iniciaram as adaptações para os curtas. Foi um processo democrático, pois eles optaram por aquilo que gostariam de encenar. Todos foram orientados, inicialmente através da conversa com a jornalista Lisandra Steffen, que abordou os procedimentos necessários para a construção dos curtas. Após, contaram com o auxílio dos professores.

O Festival é visto com uma bela iniciativa pelos alunos, “A experiência de participar desse evento promovido pela escola é ótima. Curti muito fazer o curta e ter sido premiado. Vejo esse trabalho com um bom projeto para se escolher a carreira, por exemplo, pois a experiência de atuar, dirigir, entre outras funções é de grande valia”, destaca o aluno Tiago Luis Mielke.

Os oito curtas que atenderam corretamente aos critérios de inscrição, foram exibidos à comunidade e analisados por uma Comissão Julgadora, formada por profissionais ligados à área cinematográfica e convidados pela organização do festival: Gelson Waier e Jonas Santos da RBS TV de Santa Rosa. Segundo a professora Jéssica Limana, esse trabalho beneficia os alunos tanto pessoal quanto pedagogicamente.  “É uma experiência maravilhosa, pois é um momento de trabalho em grupo. Alguns alunos se redescobrem enquanto pessoa durante essa atividade, o que auxilia também na construção da personalidade deles”. Os estudantes demonstraram conhecimento, competência e dedicação, resultando em trabalhos de qualidade. O evento foi uma “sessão de cinema” especial da escola.

GERAL

Melhor Ator: Tiago Mielke ( A Cartomante)
Melhor Atriz: Maria Eduarda Colla (Negrinho do Pastoreio)
Melhor Figurino: A Cartomante
Melhor Trilha Sonora Adaptada: A Estrutura da Bolha de Sabão
Melhor Roteiro Adaptado: Vingança

8º  SÉRIE E 1º ANO

Melhor Curta: O Contrabandista
Melhor Direção : Mabel Christensen ( Negrinho do Pastoreio)

2º e 3º ANO

Melhor Curta : A Cartomante
Melhor Direção: William Schmidt ( O Matador)

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>