Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 24/10/14 – Realizado o IV Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 24/10/14 – Realizado o IV Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade

Pela quarta vez consecutiva a Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre realiza seu Congresso Internacional de Direito e Pós-Modernidade e a temática abordada foi a questão da defesa dos vulneráveis. O que motivou a realização deste evento foi o tema da Campanha da Fraternidade da Igreja Católica “Fraternidade e Tráfico Humano”. O direito existe para tratar os iguais de forma igual e os desiguais de forma desigual, como já afirmava Aristóteles há 24 séculos.

A abertura do Congresso esteve a cargo de dois advogados, um argentino, Dr. Adrian Cetrangolo e outra brasileira, Dra Maria Cristina Carrion Vidal de Oliveira. O primeiro é professor da Fundação de Ciências Jurídicas e Sociais do COLPROBA da Argentina. A segunda é Secretária Geral da OAB/RS. A temática comum foi “A função do advogado na tutela dos vulneráveis”.

Na primeira manhã a temática em debate foi: “Mulheres, crianças e idosos: vulneráveis ou esquecidos sociais?” Abordaram este tema as doutoras Roxanna Roman da Universidade Maimônides de Buenos Aires e Roberta Drehmer de Miranda, da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

A tarde do dia 09 de outubro desenvolveu-se com a apresentação de trabalhos de alunos tanto da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre quanto da Universidad Maimônides de Buenos Aires.

À noite tivemos duas palestras preciosas proferidas pelos Professores Dr. Lênio Luiz Streck e Dr. Ernesto Riffo Elgueta. A presença do professor Lênio foi uma cortesia da Editora Saraiva. Conhecido no mundo jurídico pela ligação entre literatura e direito, percorreu diversas fases da literatura mundial abordando temas ligados sobretudo ao fundamentalismo e ao relativismo. Já o Professor Ernesto discorreu sobre os direitos dos trabalhadores no Chile, uma vez que ele é professor na Universidad Catolica Silva Enriquez de Santiago do Chile.
Esta noite terminou com uma bela surpresa que foi a apresentação do Coral Frederico Gerling Júnior que nos presenteou com diversos números preciosos de seu repertório. Este Coral tem ligações profundas com nossa Faculdade.

Na manhã do dia 10, sexta-feira, a abordagem foi o direito dos consumidores como vulneráveis econômicos. O professor Dr. Mateo Fusalba, advogado e professor da Universidad Maimônides, bem como o professor Marcos Vinicius Madeira, Professor da Faculdade de Direito da FEEVALE motivaram os participantes do Congresso a engajar-se na luta pela defesa do direito do consumidor.

O Congresso terminou na noite de sexta-feira, 10 de outubro, com a realização de duas palestras magistrais. Uma, pelo Professor Ricardo Alvarez, da Maimônides de Buenos Aires, sobre a docência no curso de direito e outra, pela Professora Maristela Basso, da USP, sobre Direito Internacional.

A equipe organizadora está de parabéns, bem como a coordenação do curso de direito na pessoa do Professor José Nosvitz Pereira de Souza. Agradecimento especial ao Professor Sílvio Battello Javier pelo empenho constante em organizar a parte de conteúdo do Congresso.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>