Sintonia Online

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 12/11/2014 – Oficinas de Integração na escola

Santa Rosa – RS – Colégio Salesiano Dom Bosco – 12/11/2014 – Oficinas de Integração na escola

Reunir as famílias e dividir momentos de aprendizado e alegria. O Colégio Dom Bosco está realizando diversas Oficinas com as turmas da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Alunos e pais vivenciam o aprendizado de sala de aula, e também, momentos de descontração. Segundo a Coordenadora da Educação Infantil, Aline Brincker, “Esse é um importante momento de integração entre as famílias e a escola, que tem como principal objetivo, proporcionar uma oportunidade diferente aos pais de acompanharem o desenvolvimento do filho/a”.

O Maternal realizou um trabalho de encerramento do projeto dos animais, que proporcionou às crianças, conhecerem as diversas espécies e suas características.  Durante a oficina foi feita a socialização com os pais sobre aquilo que os pequenos aprenderam com o trabalho desenvolvido. Os brinquedos foram tema das atividades do Infantil 3 A, da professora Patrícia. Dentro desse contexto, foi contada uma história em versos, onde as crianças dramatizaram a respeito das brincadeiras de antigamente e as de hoje. Pais e filhos tiveram a oportunidade de confeccionar um brinquedo reciclado.

A turma do Infantil 3 B, da professora Laura, trabalhou as “Parlendas”, que é uma forma de brincar com as palavras. A partir disso, cada aluno escolheu uma parlenda para decorar e apresentar para as famílias. A mãe, Sandra Luiza Saldanha, aproveitou a oportunidade de integração, “Eu achei maravilhoso, desenvolver ações que aproximem os pais da escola, pois isso é importantíssimo. A iniciativa de trazer a família para confraternizar, para brincar, enfim, interagir e saber um pouco mais sobre aquilo que está sendo trabalhado em sala é fundamental”.

Os alunos do Infantil 1, da professora Solange trabalharam com o tema da água. As crianças cantaram músicas e, no pátio da escola, participaram de brincadeiras que, de uma forma lúdica, chamavam a atenção sobre a economia de água. Os pais das alunas Mariana e Giovana, do Infantil 1, Márcia e Raul Maschio, participam de todos os encontros entre famílias na escola. “É uma oportunidade de interação entre a escola e a família, onde conhecemos mais o que se trabalha na escola. É um grande momento de lazer, muito esperado por nossas filhas e por nós também”. Na oficina da turma do Infantil 2, da professora Lisandra foi apresentada uma poesia criada pelas crianças “Bicharada – Quem faz o quê”. Com uma bela música os alunos também fizeram o desfile dos bichos, que contou com a participação dos pais para a confecção de um brinquedo: o barangandão. Após eles brincaram no pátio da escola.

O 1° ano do Ensino Fundamental I trabalhou com a importância da escolha do nome. Fantoches foram construídos com a letra inicial dos nomes dos estudantes. Na sequência foi realizada uma apresentação de teatro e confecção de um boneco. Nesta semana é a vez das professoras Naima e Diovanela, do 3 ano A e B trabalharem com conteúdo relacionado a disciplina de ciências. Elas vão abordar atividades, com o tema da origem do Planeta Terra, primeiros habitantes, fenômenos, causas e consequências. As oficinas têm sido um sucesso entre pais e filhos que aproveitam o momento para dividir alegrias e conhecimento.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>