Sintonia Online

Massaranduba – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 05/01/2015 – Pavarui Pavarelli

Massaranduba  – Paróquia Sagrado Coração de Jesus – 05/01/2015 – Pavarui Pavarelli

05 de janeiro de 2015

O nascer do noite tranquilo da primeira segunda-feira do ano na comunidade Nossa Senhora da Saúde, II Braço do Norte, trouxe algo mais que a escuridão própria. Ela fora rompido por tochas e por gritos distantes. A medida que o tempo passava, as luzes antes observadas no horizonte se tornavam mais próximas. As vozes mais vivas, todas gritavam uma expressão italiana “pavarui pavarelli” que aos poucos contagiavam a todos.

O senhor Alfredo Fontanive explica que a tradição do Pavarui Pavarelli é algo próprio dos imigrantes de Belluno que se instaram em Massaranduba. A tradição conta que desde a instalação dos imigrantes na festa da Epifania ascendia-se tochas para iluminar a fuga da Sagrada Família da perseguição de Herodes.  Atualmente cada morador vem de sua residência em procissão carregando as tochas e ao chegar na capela ascende-se a grande fogueira e na sequência reúnem-se em torno da mesa sagrada para Celebrar a Eucaristia. A celebração contou com o templo cheio com descendentes de italianos vindo de outras cidades para acompanhar a peculiar festa e contou com a presença dos padres Antônio Deretti e José Rauber.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>