Sintonia Online

Santa Rosa – Colégio Salesiano Dom Bosco – 17/03/2015 – Reunião dos Ex-Alunos de Dom Bosco em Porto Alegre

Santa Rosa – Colégio Salesiano Dom Bosco – 17/03/2015 – Reunião dos Ex-Alunos de Dom Bosco em Porto Alegre

A Federação Provincial dos Ex-alunos (as) de Dom Bosco promoveu neste sábado (14), em Porto Alegre, uma reunião em que estiveram presentes representantes de Uniões dos Ex-Alunos das Presenças Salesianas da Inspetoria São Pio X – Sul do Brasil. O encontro foi organizado pelo Presidente Inspetorial, Sr. Lirio Dalmônico, pelo Presidente Nacional, Prof. Oswando Dalpiaz e pelo P. Dácio Bona, Delegado Nacional e Inspetorial dos Ex-Alunos(as) de Dom Bosco.

Padre Dácio explica que o grupo da Família Salesiana, Ex-Alunos(as) de Dom Bosco, é  organizado em três instâncias: Federação Brasileira dos Ex-alunos(as) de Dom Bosco, a nível nacional;  Federação Inspetorial dos Ex-alunos(as) de Dom Bosco, a nível inspetorial; e a União dos Ex-alunos (as) de Dom Bosco, a nível local, em cada cidade onde há Presença Salesiana, seja através de escola, paróquia ou obra social. Cada nível tem seu Estatuto, seu Presidente e um Conselho.

A reunião teve vários objetivos, entre os quais, responder um questionário desse grupo da Família Salesiana, buscando organizar e programar a caminhada; rever e animar este movimento ex-alunal;  planejar ações para aumentar o número de Uniões na área de atuação da Inspetoria, entre outros. “Queremos a participação e o envolvimento e organizar Uniões de Ex-Alunos em todas as cidades onde há a presença salesiana”, destaca o Padre. Ele reforça que é preciso aproximar jovens que recém saíram da escola, e que tem entusiasmo de seguir esta trajetória. “Dom Bosco sempre pensou na juventude, nos ex-alunos, já que defendia a ideia de que a vida do educando não acaba na escola, segue depois como cidadão”, comenta.

A reunião buscou dar um impulso significativo ao movimento dos ex-alunos no ano do bicentenário de Dom Bosco. Estiveram presentes representantes de ex-alunos das cidades de Itajaí, Ascurra, Joinville, Blumenau, Taquari, Porto Alegre e Santa Rosa. De Santa Rosa, além do Padre Dácio, participaram os ex-alunos Paulo Lavarda, Carlos Casagrande e José Raul Andrade. A União de Ex-Alunos em Santa Rosa tem como Presidente o ex-aluno e pai de aluno, Paulo Lavarda.

O próximo encontro será a Assembleia Inspetorial e está agendada para dia 19 setembro, em Itajaí (SC), onde deve ocorrer, também, a eleição da nova Diretoria da Federação Inspetorial.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>