Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco -1°/04/15 – Ecos de uma viagem…

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco -1°/04/15 – Ecos de uma viagem…

De 17 a 28 de março, P. Marcos Sandrini, diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre esteve em viagem à Europa, mais especificamente a Roma e a Beromünster na Suíça. Como esteve em viagem de trabalho, apresentamos o relatório que ele fez da mesma.

1. Objetivos da Viagem

Esta viagem teve três objetivos. Primeiro, participar do Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana em Roma de 19 a 21 de março. Segundo, participar da reunião ordinária do Conselho Mundial das IUS. Terceiro, entregar alguns projetos sociais de nossa Obra para a Jugendhilfe Weltweit da Suíça.
2. Primeiro Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana
 
2015 é um ano altamente significativo para a Família Salesiana. É o bicentenário do nascimento de Dom Bosco (1815-2015). Na sociedade e na Igreja ele é uma figura significativa no mundo da educação. Nada mais justo que comemorar esta data com o aprofundamento de suas ideias pedagógicas. Éramos trezentos participantes dos cinco continentes. Aliás, esta foi a grande mensagem não-verbal, isto é, a multiculturalidade, a internacionalidade. Dom Bosco é do mundo… Outra linguagem bonita foi a presença do Reitor-Mor dos Salesianos e da Madre Geral das Filhas de Maria Auxiliadora todos os dias do Congresso. A grandeza de Dom Bosco está em sua opção por seguir Jesus Cristo no seu amor às crianças, aos adolescentes e aos jovens.3. Encontro da Coordenação Mundial das IUSOs salesianos temo80 instituições universitárias presentes em todo o mundo, em quatro continentes, menos na Oceania. Temos uma organização mundial que se chama IUS – Instituições Universitárias Salesianas. Esta organização tem um conselho que se reúne periodicamente. De 23 a 25 de março a reunião aconteceu também em Roma. Éramos sete salesianos pensando o presente e o futuro de nossas instituições. Éramos um de cada uma destas nacionalidades: Filipinas, Índia, Itália, Angola, Brasil, Guatemala, El Salvador. Cada uma das quatro regiões do mundo – Ásia, Europa, África e América – apresentou seu Plano de Ação e seus encaminhamentos. Depois debatemos e organizamos as Políticas da Congregação em relação à Educação Superior e projetos comuns, sobretudo na área da formação de dirigentes e na constituição de redes de ação conjunta.

A língua falada entre nós eram duas: italiano e inglês. A língua maior sempre foi a do coração e do seguimento de Jesus.

4. Visita à Jugendhilfe Weltweit de Beromünster na Suíça.

Nós, salesianos, temos em Beromünster, na Suíça, uma organização que procura captar recursos para projetos sociais em todo o mundo. Chama-se Jugendhilfe Weltweit – Ajuda aos Jovens do Mundo. Antes de partir para a Europa organizamos quatro projetos sociais para solicitar uma ajuda desta organização. Os projetos são:
- Curso Técnico de Impressão Gráfica para adolescentes e jovens da Região Metropolitana, mantido pelo Colégio Salesiano Dom Bosco de Porto Alegre. É um curso totalmente gratuito que se mantém graças ao pagamento dos professores feito pela Jugendhilfe Weltweit.
- Projeto Etnia Negra. É um projeto mantido pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre em parceria com a Jugendhilfe Weltweit já por 12 anos e que concede 20 bolsas de 50% para jovens da etnia negra presentes em nossa Faculdade. Este projeto já beneficiou 50 universitários. Atualmente são dez estudantes que estão sendo beneficiados. O projeto está em extinção. Ele apenas estará ativado até a formatura do último destes universitários beneficiados.
- Projeto Lar Dom Bosco. Há 25 anos nossa Obra Salesiana Dom Bosco de Porto Alegre mantém aberto o lar Dom Bosco para crianças e adolescentes moradores de rua. Muito bem se fez com ele. Atualmente está em fase de repensamento sob a coordenação da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre. Há desafios enormes para serem assumidos para ajudar nossos adolescentes em sua missão de formação para e na cidadania. O projeto prevê a contratação de mais três especialistas com financia mento da Jugendhilfe Weltweit.
- Curso de Especialização em Juventudes. Também este projeto espera financiamento de nossos benfeitores da Suíça. Seriam vinte bolsas de 50% para educadores que queiram participar deste Curso.

5. Impressão Final de uma Visita.


Desta viagem pude tirar algumas conclusões e impressões que quero compartilhar com vocês

a. A internacionalização da Congregação e da Família Salesiana. Nossa Congregação é tão internacional que uma língua só já não serve para nossa comunicação. Além do mais, somos multiculturais. Somos um mosaico de etnias, de línguas, de culturas, de sensibilidades…

b. Sempre estamos em casa. Tanto em Roma quanto na Suíça senti-me em casa, muito bem acolhido pelos salesianos e pelas pessoas que por lá trabalham. A acolhida não é uma estratégia para nós, mas é um estado de espírito e uma dimensão espiritual de nossa vida. Somos assim.

c. Dom Bosco é um grande presente que Deus fez à sociedade e à igreja. Fico pensando: como pode um menino nascido num lugar tão pequeno, ter uma dimensão tão grande! A contribuição mais específica de Dom Bosco à sociedade e à Igreja foi a sua Pedagogia e a sua visão e paixão educativa e educadora.

d. A presença das IUS – Instituições Universitárias Salesianas – dá um embasamento teórico forte para tudo o que somos e fazemos. O mais importante não é o que pensamos ou teorizamos, mas o que fazemos. Só que, sem teoria, nosso fazer vira mero ativismo e ação sem pé nem cabeça. O crescimento das IUS no mundo aponta para isto.

e. Se nós, em Porto Alegre, não fizermos a nossa parte, a missão salesiana continuará firme e os jovens se privarão de um grande bem. Mas também, a missão salesiana continua firme porque nós continuamos firmes em Porto Alegre.

Porto Alegre, 01 de abril de 2015.
P. Marcos Sandrini
Diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre.

Galeria de Imagens
Conteúdos Relacionados

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /dados/www/www.dombosco.net/novo/wp-content/themes/inspetoria/single-post.php on line 153

    Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /dados/www/www.dombosco.net/novo/wp-content/themes/inspetoria/single-post.php on line 153
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>