Sintonia Online

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 29/03 a 05/04/15 – Semana Santa (2015) Vivenciada em nossa Paróquia!

Curitiba – Paróquia São Cristóvão – 29/03 a 05/04/15 – Semana Santa (2015) Vivenciada em nossa Paróquia!

Dia 29/03, com o Domingo de Ramos inaugura-se a Semana Santa, com a missa celebrada pelo Pe. Adriano Cemin e o Pe. Magnus da Paróquia Menino Jesus de Praga. A comunidade marcou presença e ao canto do Hosanna ( que significa – dá-nos a salvação!-) , relembramos a Entrada de Jesus em Jerusalém acenando os ramos. A palma simboliza a vida e o triunfo sobre a morte, pois perdura no deserto. Nas palavras do Pe. Magnus evidenciando que o Evangelho deste dia nos pede humildade e o compadecimento que devemos ter para com os que sofrem.

O sofrimento muitas vezes é vivido na doença e pelo cansaço longo da vida, por isso na Quarta-feira Santa tivemos um momento especial com a Celebração Penitencial, Unção dos Enfermos e Missa para os Doentes e Idosos. Conduzida pelo nosso Pároco já no início questionou aos presentes: Quem de nós não tem uma doença, seja ela física ou da alma? Esta celebração foi marcada por belos cantos, pela confissão comunitária e a unção com óleo, que os fiéis receberam na palma da mão direita. Assim, animados pela fé, coragem e esperança podíamos ver refletido no rosto de nossos irmãos a alegria para continuar a caminhada.

E caminhando, chegou a Quinta-Feira Santa, com a Missa que relembramos a Instituição da Eucaristia, e o Lava Pés que segundo nossa Tradição, é um ato simbólico mais forte que as palavras. Mostra a atitude de serviço que o cumprimento do novo mandamento do amor exige, que Jesus dá a seus apóstolos. Neste ano 12 membros representando cada pastoral de nossa paróquia lavaram os pés de pessoas distintas que foram convidadas no momento da celebração para aproximarem-se do altar e terem seus pés lavados simbolizando que devemos estar a serviço de todos sem olhar a quem, servindo com os olhos e com o mesmo amor que Cristo serviu. Logo após momento de adoração!

Na Sexta-feira Santa, o dia deu início com a preparação espiritual através de penitência e confissões durante toda a manhã. Logo à tarde, às 15:00 hs vivenciamos a Paixão e Morte de Nosso Senhor, celebração onde muitas pessoas estavam emocionadas por sentir a dolorosa passagem de Jesus,no mínimo um sentimento da perda de um ente querido! À noite, a comunidade reuniu-se à luz do luar para caminhar com Ele, fazendo a Via Sacra com quatro momentos de reflexão sobre seus últimos momentos terrenos . O ponto marcante foi a última estação onde o grupo JUDAC dedicou a Cristo uma belíssima homenagem através da expressão corporal. Foi emocionante e é uma prova de que há várias maneiras de se evangelizar e louvar.

Já no sábado, a comunidade se preparava , os Jovens em Confissão, coroinhas e paroquianos com alegria e muito trabalho organizando a Vigília Pascal! A tristeza dá lugar à alegria e um ar de novidade vai contagiando a todos! Essa é a maior novidade, a maior notícia , a maior manchete (palavras de nosso pároco) dos tempos! A Passagem de Cristo da morte para a vida. A Vígília tem quatro partes sendo: o Lucernário – O Círio Pascal que representa Jesus, centro de nossa vida, luz do mundo – momento realizado no pátio da paróquia, depois seguindo em procissão para a Igreja, dando continuidade a Liturgia da Palavra, sendo as leituras abundantes como nunca, mostrando o projeto salvador de Deus.

Posteriormente, a Liturgia Batismal, onde dois adultos foram batizados e nós todos acendemos nossas velas com a luz do Círio, celebramos e renovamos nosso compromisso batismal. Por fim, vivemos de modo especial a oferenda de Jesus, a Liturgia Eucarística, e cantamos com particular ênfase: ANUNCIAMOS SUA MORTE, PROCLAMAMOS SUA RESSURREIÇÃO. VENHA SENHOR, JESUS! O ALELUIA, foi majestoso, ao badalar dos sinos por nossos coroinhas, correndo pelos corredores da igreja alegremente, e toda assembléia vibrante com o triunfo de Nosso Senhor Jesus. A comunidade em sinal de fraternidade e partilha reuniu-se para uma confraternização ao término da celebração.

Domingo de Páscoa! A festa da alegria continuou com a missa às 9:00 hs e mais uma vez ,as jovens alegremente emocionaram a assembleia com a apresentação da dança, pois O Cristo Vive! As crianças da catequese também tiveram seu momento ao receberem o pãozinho abençoado, estampando sorrisos!

Agora é tempo de fortificados com a vivência pascal e tendo renovado nosso compromisso como batizados, sairmos para sermos testemunhas de Cristo Ressuscitado com nossa vida de serviço e alegria! À pedido de nosso pastor que esta Semana Santa celebrada e vivida de forma participativa em nossa comunidade perdure no decorrer de todo este ano, pois é belo reunir-se e sentir a presença do Ressuscitado!

Texto: Rafaela Isobe

Fonte Litúrgica: Bíblia Católica Jovem

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>