RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 24/04/15 – CAFÉ FILOSÓFICO DEBATE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 24/04/15 – CAFÉ FILOSÓFICO DEBATE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco, em Rio do Sul-SC, participaram do primeiro café filosófico, no dia 24 de abril de 2015. O encontro foi organizado e conduzido pelo professor de filosofia. O tema filosofado foi a Redução da Maioridade Penal, relacionado com o conteúdo filosófico trabalhado no primeiro bimestre: ÉTICA.

 

O professor, Jean Farias, introduziu o tema apresentando aos alunos o texto publicado pela Rede Salesiana Brasil, cujo título é: ‘’Redução da maioridade penal: mudar do que para o quê?’’. Durante a leitura da resenha norteadora, os alunos iam debatendo entre si e dando seus pontos de vista, relacionando o tema com a questão da Ética. Enquanto uns reforçavam e aplicavam seus argumentos, outros iam aprendendo melhor o que esse projeto de lei pretende fazer.

Para a aluna Tainara Schlatter, o café filosófico proporcionou o conhecimento fundamentado do que significa a redução da maioridade penal e a reflexão dos seus prós e contras. Afirma que, com base nos fatos apresentados e com a sua própria conduta ética, é contra a redução da maioridade penal, pois não há a possibilidade de formar adolescentes “corretos” colocando-os dentro de uma cadeia sem condições básicas de sobrevivências e superlotadas.

Segundo o aluno Lucas Arocha, o caminho para a resolução das intempéries da criminalidade não é a redução da maioridade penal, mas soluções cabíveis e consistentes para a crise educacional, tanto familiar quanto escolar e profissional, e a efetivação responsável e eficiente do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Ao término do encontro, constatou-se que a maioria da turma, a partir dos seus fundamentos conceituais e reflexivos, é contra a redução da maioridade penal e repudia qualquer movimento a seu favor.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>