Sintonia Online

Rio do Sul – 17/05/15 – Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e o Colégio Dom Bosco prepararam recepção festiva para marcar a chegada da imagem de Dom Bosco ao município

Rio do Sul – 17/05/15 –  Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e o Colégio Dom Bosco prepararam recepção festiva para marcar a chegada da imagem de Dom Bosco ao município

Com a finalidade de celebrar o Bicentenário de Nascimento do Pai e Mestre da Juventude, Dom Bosco, no dia 17 de maio as presenças salesianas de Rio do Sul, formada pelo Instituto Maria Auxiliadora (IMA) e o Colégio Dom Bosco, receberam com muita alegria e emoção a imagem de São João Bosco.

Para marcar esse momento de forma especial e festiva, as instituições prepararam uma carreata de recepção da imagem de Dom Bosco, seguida pela Missa Festiva na Catedral São João Batista. A preparação das festividades iniciou em frente à empresa Siga-Bem, a partir da concentração de Padres, Irmãs, educadores, ex-alunos, educandos e a comunidade em geral.

Posteriormente, com a chegada da imagem de São João Bosco vinda de Campos Novos, iniciou-se a carreata que seguiu em ritmo de festa pela Avenida Aristiliano Ramos, com animação da Ir. Solange Sanches e do educador Jean Farias. Ao final do trajeto, os educadores de ambas as instituições, levaram até o altar da Catedral São João Batista, a imagem do Pai e mestre da juventude. Este ato simbolicamente traduziu a mensagem de que atualmente são os educadores salesianos que traduzem no fazer pedagógico o legado deixado pelo fundador da Congregação Salesiana.

Presidida pelo Bispo e Salesiano, Dom José Jovencio Balestieri, a Missa Festiva foi marcada pela acolhida calorosa realizada pelos educadores das escolas salesianas através de uma forte salva de palmas. Neste momento, foram narrados dados históricos da vida de São João Bosco e acolhida a imagem com o hino do Bicentenário.

Na sequência, se deu início a liturgia própria da ascensão do Senhor, onde foram realizadas leituras proclamadas pelos professores. O ponto alto da celebração ocorreu através da homilia, quando o Bispo convidou todos que estavam presentes, a serem Dom Bosco, a partir dos exemplos e ensinamentos que ele transmitia aos jovens do seu tempo.

Para encerrar a celebração, todos os educadores, ex-alunos e educandos salesianos foram convidados a irem até o altar para receber uma bênção especial. Após este momento, a imagem seguiu para o Colégio Dom Bosco, onde permanecerá até o dia 24 de maio.

Vale ressaltar, que acontecerão em um período de duas semanas outras festividades alusivas ao Bicentenário de Nascimento de São João Bosco. Entre todas as ações planejadas, são destacadas, os Jogos Unimbosco, programado para o dia 22 de maio através de uma integração esportiva com os alunos de ambas as instituições. Outro evento especial a ser promovido será a Missa de Coroação de Nossa Senhora Auxiliadora, previsto para o dia 24 de maio às 9 horas na Catedral São João Batista. Após a missa, acontecerá o envio da imagem de Dom Bosco para o IMA, onde seguirá para a instituição em procissão.

Para marcar o envio da imagem de São João Bosco para a cidade de Ascurra, no dia 30 de maio acontecerá o “Passeio com Dom Bosco”. O passeio, que poderá ser feito a pé, de bicicleta, patins, skate entre outros, sairá às 14h30min, em frente à catedral São João Batista em direção ao Parque Municipal Harry Hobus acompanhado da imagem de Dom Bosco e animação dos educadores e alunos dos dois colégios. No Parque acontecerão várias atrações como música, teatro, brincadeiras, brinquedos infláveis, piquenique entre as famílias e um momento de oração e bênçãos.

A programação completa do itinerário da imagem de São João Bosco por Rio do Sul poderá ser acompanhada pelos sites:

www.dombosco.g12.br

www.ima-rs.com.br

E nas páginas do facebook:

https://www.facebook.com/colegiodomboscoriodosul

https://www.facebook.com/instituto.auxiliadora

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>