Sintonia Online

24 de maio de 2015: 200 anos da proclamação da festa de Nossa Senhora Auxiliadora

24 de maio de 2015: 200 anos da proclamação da festa de Nossa Senhora Auxiliadora

No dia 02 de fevereiro de 1808 as tropas de Napoleão Bonaparte ocupam Roma. Quase um ano depois, em 1809 o Papa Pio VII é levado, como prisioneiro, para a França. Por volta de 1813 os exércitos contrários a Napoleão, começaram a ocupar os países invadidos e assim foram expulsos da Itália. Pio VII passou por horríveis sofrimentos. Só ao fim desse período, quando o poder político de Napoleão começou a desaparecer, e as pressões do mundo inteiro a surtir efeito, o pontífice foi libertado.

O Papa entrou solenemente em Roma, aclamado pela população. Recuperou a Santa Sé e voltou a exercer suas funções, atribuindo a própria sobrevivência à Mãe Maria. Dessa forma, em 1815, instituiu a festa de Nossa Senhora Auxiliadora, a ser celebrada no dia 24 de maio. A devoção se propagou e muitos países de vários continentes a celebram como sua padroeira, como a Austrália católica, a China, a Polônia, a Argentina. É também muito antiga esta devoção nos países do Leste Europeu.

Porém o maior devoto e propagador do culto a Nossa Senhora Auxiliadora foi o grande educador e inovador São João Bosco, que desde o início colocou toda a sua obra de sacerdote e fundador sob a sua proteção e auxílio. Foram os missionários salesianos e as Filhas de Maria Auxiliadora que espalharam a devoção e a celebração da festa de Nossa Senhora Auxiliadora, em todos os cantos do planeta. E foi assim que ela chegou, também, no Brasil, a partir de 1883.

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>