RSE

Rio do Sul – mColégio Dom Bosco – 23/05/15 – AULÃO COM GINCANA E MUITA LÓGICA

Rio do Sul – mColégio Dom Bosco – 23/05/15 – AULÃO COM GINCANA E MUITA LÓGICA

Os alunos da 3ª série do Ensino médio, do Colégio Dom Bosco, de Rio do Sul-SC, participaram, no dia 23 de maio de 2015, do “AULÃO” de filosofia. O “aulão” consiste numa manhã de aula intensiva. O conteúdo filosófico desenvolvido foi a Lógica

O professor de filosofia, Jean Farias, trabalhou com os alunos uma parte da filosofia que estuda o fundamento, a estrutura e as expressões humanas do conhecimento, denominada Lógica, destacando a Lógica Aristotélica, criada no século IV a. C. Por meio de uma gincana o conteúdo foi desenvolvido. Anteriormente o “aulão”, os alunos estudaram, em sala de aula, a introdução à Lógica, para facilitar os trabalhos. Os educandos, distribuídos em equipes, responderam 17 questões e resolveram um desafio lógico. As questões eram encontradas pelas equipes e respondidas pelas mesmas.

Após a gincana, os estudantes retornaram para a sala de aula e o educador explicou, com exemplos, o conteúdo das questões pertencentes à dinâmica. O professor deu ênfase à estrutura do silogismo, trabalhando as oito regras, sendo quatro dos termos médio, maior e menor, e quatro das proposições.

O educador afirma que, a partir da gincana e da explicação em sala de aula, os conhecimentos, referentes à lógica, foram alcançados pelos alunos, possibilitando uma aprendizagem consistente no que diz respeito à fundamentação dos argumentos elaborados e debatidos no cotidiano da vida dos seres humanos, contribuindo para a significatividade da aplicação dos conceitos diante das inúmeras interpretações, oferecendo razões para as mesmas.

Para a aluna Letícia Weiss, a modalidade usada no aulão auxiliou no processo de evolução dos pensamentos e, na pressão do momento, as ideias e conteúdos estudados se organizaram de uma forma tão coerente, possibilitando um maior entendimento dos conceitos.

A aluna Gabriela Machado afirma que o aulão foi uma ótima oportunidade para perceber a importância da filosofia e da lógica além da sala de aula. Através de uma dinâmica em grupo, com base na resolução de perguntas sobre lógica, percebeu sua aplicação no dia-a-dia, e principalmente, que seus fundamentos e prática auxiliam na argumentação e raciocínio, tão importantes para, por exemplo, escrever uma redação, interpretar textos e resolver problemas. Foi uma ótima maneira de aprendizado.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>