Sintonia Online

Santa Rosa – Colégio Salesiano Dom Bosco – 29/06/2015 – Primeiros Socorros no Dom Bosco

Santa Rosa – Colégio Salesiano Dom Bosco – 29/06/2015 – Primeiros Socorros no Dom Bosco

Como prestar os primeiros socorros em situações de emergência, na escola!  Esse foi o tema central de uma palestra realizada para os alunos da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Fundamental 1 do Colégio Dom Bosco. O diálogo foi ministrado pela enfermeira Simone Zimmermann que atua no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU do município.

Através de uma linguagem clara, simples e dinâmica, a profissional destacou a importância dos cuidados primários que podem, e devem ser feitos, pelos estudantes. Ela também demonstrou as formas de resolver e controlar as situações de risco, comuns na rotina diária das crianças, até que o socorro possa chegar ao local.

Segundo a enfermeira abordar o tema com alunos tão novos é de extrema importância. “Através de esclarecimentos sobre o que se deve fazer quando um colega cai, por exemplo, conscientiza e prepara os jovens para agirem de forma correta”. Além disso, por meio deste contato as crianças perceberam o quão significativo é  poder evitar que os acidentes ocorram, uma vez que nem sempre é possível “salvar” a si, ou ao colega, que se machuca.

Além das explicações, os estudantes puderam visualizar a simulação de situações como: engasgamento, desmaio, crise convulsiva, queda, sangramento e fratura. A voluntária para estas demonstrações foi “Pafúncia”, uma boneca trazida por Simone para exemplificar os métodos de ajuda. Ao término da conversa foi aberta a oportunidade para que as crianças tirassem as dúvidas. O momento foi bem aproveitado por todos que se mostraram atentos a cada nova informação. Lívia Schmidt, da 3ª série B, afirmou ter gostado de participar da atividade, “Achei muito legal saber o que fazer para ajuda alguém quando engasga, por exemplo. Já presenciei colegas passando mal. Então poder ajudar de uma maneira correta e fácil me deixa contente”.

Ao todo o momento foi enfatizada a questão de que antes de qualquer uma dessas ações deve-se chamar um adulto, no caso do colégio, a professora. Agora, a intenção é de que seja realizada uma conversa com o grupo de profissionais da escola, para que o conhecimento seja compartilhado em prol do bem estar de todos.

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>