RSE

Ascurra – Colégio São Paulo – 16/07/2015 – Literatura Brasileira é tema de peça teatral do 9º ano no CSP

Ascurra – Colégio São Paulo – 16/07/2015 – Literatura Brasileira é tema de peça teatral do 9º ano no CSP

Ricardo Azevedo, escritor, ilustrador, compositor e pesquisador paulista, nascido em 1949, é autor de vários livros para crianças e jovens. Ganhou quatro vezes o prêmio Jabuti. Tem livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda.

O conto “O homem que enxergava a morte” faz parte da coletânea reunida no livro “Contos de enganar a morte” em que trabalha com suspense, terror, amor, astúcia e situações populares sendo que todas estas histórias tratam a morte com naturalidade e são uma declaração apaixonada de amor à vida.

A partir disso, o 9º ano desenvolveu este trabalho de dramatizar o conto, a fim de instigar ainda mais a leitura de gêneros textuais variados tanto em crianças como também em jovens. Na manhã de 16 de julho, a turma apresentou a peça para os alunos do 2º ao 6º anos.

Como o próprio Ricardo Azevedo define, “O livro é um lugar de papel e dentro dele existe sempre uma paisagem. O leitor abre o livro, vai lendo, lendo e, quando vê, já está mergulhado na paisagem. Pensando bem, ler é como viajar para outro universo sem sair de casa. Caminhando dentro do livro, o leitor vai conhecer personagens e lugares, participar de aventuras, desvendar segredos, ficar encantado, entrar em contato com opiniões diferentes das suas, sentir medo, acreditar em sonhos, chorar, dar gargalhadas, querer fugir e, às vezes, até sentir vontade de dar um beijinho na princesa. Tudo é mentira. Ao mesmo tempo, tudo é verdade, tanto que após a viagem, que alguns chamam leitura, o leitor, se tiver sorte, pode ficar compreendendo um pouco melhor sua própria vida, as outras pessoas e as coisas do mundo.”

 

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>