Sintonia Online

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 19/08/15 – Realizada a VI Ciranda da Criança e do Adolescente

Porto Alegre – Faculdade Dom Bosco – 19/08/15 – Realizada a VI Ciranda da Criança e do Adolescente

Mais uma Ciranda da Criança foi realizada pelo nosso INSAPECA – Instituto Salesiano de Pesquisa sobre a Criança e o Adolescente. Desde o início da Faculdade quisemos que este Instituto fosse um eco do que acontece em nossa sociedade em relação a criança e ao adolescente.

Com muito carinho e competência, a Professora Cristiane Pereira de Oliveira, sua coordenadora, organizou esta VI Ciranda abrangendo o tema: “Crianças e Adolescentes em medida de proteção: protegidas ou esquecidas?”. A sociedade entrega ao estado em sua acepção maior – tanto poder executivo quanto judiciário – o cuidado de centenas de crianças e adolescentes sem o poder familiar para que cuide deles provisoriamente e faça de tudo para que consigam inserir-se amorosamente em famílias que os adotam para sempre.
Nossa Ciranda denunciou o descaso como são tratadas grande parte deles e, ao mesmo tempo, apontou iniciativas as mais diversas de boas práticas de cuidado e encaminhamento.
A Doutora Cinara Vianna Dutra Braga, Promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre apresentou o tema: “Crianças em medidas protetivas: quem são? Onde estão? Como estão? Para onde vão? Caminhos sócio-jurídicos”. Com muita firmeza apontou as fraquezas do sistemas, denunciou responsabilidades e apontou caminhos…
Os assistentes sociais Rosana Maria de Lima e Adriano Ristoff iniciaram apontando boas práticas nos caminhos do acolhimento institucional. O mesmo foi feito pela Presidente do Instituto Amigo de Lucas, Maria Rosi Marx Prigot.
Finalizando o SAJUG – Serviço de Assistência Jurídica Gratuita de nossa Faculdade mostrou seu trabalho e apresentou alguns dados oficias para iluminar as reflexões feitas. Quem coordenou este trabalho foi a Doutora Paula Cidade Moreira, voluntária em nosso SAJUG.
A reflexão tem-se mostrado altamente competente e encarnada na realidade. A presença de numeroso público veio demonstrar o acerto da reflexão e, ao mesmo tempo, o quanto de pessoas estão gastando suas vidas para cuidar das crianças e adolescentes que carecem de todo cuidado por parte das famílias e do estado.
Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>