RSE

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 01/10/15 – Valorização da cultura indígena

Rio do Sul – Colégio Dom Bosco – 01/10/15 – Valorização da cultura indígena

Alunos e educadores do Colégio Dom Bosco participaram no dia 1º de outubro na Fundação Cultural de Rio do Sul do “Dia da Arte e Cultura Guarani”. O evento contou com a presença de integrantes da Aldeia Takuaty, de Doutor Pedrinho (SC), e da Tekoá Ka´gua Porã, Aldeia Gengibre, de Erval Seco (RS).
O evento, organizado pelo Conselho de Missão entre Povos Indígenas (COMIN), contou com exibição de documentário, exposição de fotografias e banners e apresentação do grupo de canto tradicional Guarani Nhamandú Jexacá.

Os alunos do Dom Bosco também participaram das oficinas de pintura e fizeram boas amizades com as crianças e jovens guaranis. As perguntas e reflexões realizadas pelos alunos durante a palestra renderam vários elogios dos organizadores membros do COMIN e do Arquivo Histórico de Rio do Sul.

Segundo o professor de história do Colégio Dom Bosco , Cleiton Baldo foi uma oportunidade de aprendizagem engrandecedora. ”Momentos em que vivenciamos em plenitude os conhecimentos estudados e pelos quais nos percebemos como efetivos sujeitos históricos inesquecíveis. Quão bom saber que aqui neste Colégio esses momentos não são raros. Hoje, foi como ouvíssemos o grande antropólogo brasileiro Darcy Ribeiro: ‘Viva aceso, olhando e conhecendo o mundo que o rodeia, aprendendo como um índio. Seja um índio na sabedoria.’

Galeria de Imagens
Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>